Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Seguir novos caminhos, sem abrir mão dos princípios ", diz Vini Castello sobre filiação ao PCdoB

Vini Castello pretende disputar o cargo de deputado estadual pelo novo partido nas eleições de 2026. 

Redação

19 de setembro de 2025 às 10:26   - Atualizado às 10:56

Vinicius Castello e Luciana Santos.

Vinicius Castello e Luciana Santos. Foto: Rodrigo Cabral/Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, 19 de setembro, o ex-vereador de Olinda, Vinicius Castello, anunciou a sua saída do PT e sua filiação ao PCdoB.

Vini Castello pretende disputar o cargo de deputado estadual nas eleições de 2026.

Confira nota na íntegra

Hoje compartilho com vocês um novo passo na minha caminhada política: anuncio minha filiação ao PCdoB. Esta decisão nasce de uma construção feita com cuidado e muita responsabilidade de manter, de forma coerente, minhas lutas e convicções desde que iniciei a minha vida pública, além da identificação profunda com os valores históricos do partido. 

Recebo com honra o convite feito pela ministra Luciana Santos, uma liderança que admiro profundamente, para integrar este projeto coletivo e que busca transformar realidades e construir um futuro mais digno para o povo brasileiro e pernambucano. Especialmente o povo de Olinda, cidade que pulsa no meu coração.

Minha história na política é de luta e coerência. Como vereador de Olinda pelo Partido dos Trabalhadores (PT), atuei de forma firme na defesa dos direitos da população, do serviço público, da juventude, da cultura popular e das periferias. Com mais de dezoito Projetos de Lei aprovados, fui linha de frente nas batalhas por mais inclusão, por uma cidade menos desigual e por políticas públicas que realmente chegassem a quem mais precisa.

Veja Também

Em 2022, me candidatei a deputado estadual. Fui o candidato que menos recebeu recursos na disputa pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, mas, ainda assim, alcancei 22.713 votos, tornando-me, atualmente, o primeiro suplente da federação PT-PCdoB-PV. Esse resultado expressivo mostrou o potencial e a legitimidade de um projeto nascido em Olinda, mas que dialoga com todo o estado. Esse resultado também me ensinou que, para manter vivo projetos políticos, é preciso prioridade, cuidado, construção de base e fortalecimento efetivo, pois sem uma construção clara que entenda a importância de Olinda no cenário pernambucano e o apoio genuíno de diversas pessoas, a renovação política e partidária só ficará no papel. 

É por este motivo que, dois anos depois, aceitei mais uma grande missão: ser candidato à Prefeitura de Olinda, com uma campanha marcada por propostas ousadas, diálogo com os movimentos sociais e o compromisso de reconstruir a cidade com participação popular. Mesmo diante de enormes desafios, vencemos o primeiro turno e, no segundo, conquistamos mais de 105 mil votos, saindo das urnas com metade da cidade acreditando em nosso projeto. Essa foi uma vitória política e histórica, que não pode ser esquecida.

Tenho imensa gratidão ao Partido dos Trabalhadores, que me formou politicamente e onde vivi experiências que levo com orgulho. Agradeço, especialmente, aos independentes, que acreditaram nessa construção muito antes dela ser concretizada e seguiram ao meu lado mesmo diante tantas dificuldades. Aos secretários nacionais do PT Martvs Chagas (Combate ao Racismo), Nadia Garcia (Juventude) e Janaína Oliveira (LGBT) por todo o suporte ao meu projeto. Estendo os agradecimentos, também, à EPS e CTPM, AVANTE e DS. Foram anos de construção coletiva, de resistência, de vitórias e aprendizados. A cada militante, dirigente e companheiro de caminhada, deixo meu respeito e meu agradecimento sincero. Expresso também minha gratidão à senadora Teresa Leitão e ao PT de Olinda, por todas as lutas que travamos em nome da cidade. E reafirmo meu posicionamento de apoio integral à eleição do senador Humberto Costa no próximo ano.

Mas chegou a hora de seguir novos caminhos, sem jamais abrir mão dos mesmos princípios que sempre me guiaram, sem esquecer que ser uma pessoa que vem da periferia olindense tem o seu preço, mas não sou de retroceder diante da luta e entendo que construir grandes projetos só seja possível quando essa construção é coletiva. Ao me somar ao PCdoB, levo comigo a mesma paixão por Olinda, o mesmo compromisso com o povo e a mesma vontade de transformar a política em uma ferramenta de emancipação.

Sigo com coragem, esperança e disposição para lutar. O momento exige unidade, sensibilidade e ousadia e conto com o apoio de quem me acompanha e sabe dos meus compromissos em nome de quem mais precisa. Vamos juntas e juntos construir novas pontes, ampliar trincheiras e seguir trabalhando pelo povo, combatendo o racismo, o elitismo e os preconceitos enraizados na nossa sociedade. Vocês sempre me encontrarão na luta. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:08, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter