Empresário é condenado por racismo contra frentista Foto: Reprodução/ Redes Sociais
Marcelo Francisco da Silva, empresário flagrado proferindo ofensas racistas e xenofóbicas contra funcionários de um posto de combustíveis em Curitiba, foi condenado a 10 anos de prisão em regime fechado, além do pagamento de uma multa de R$ 20 mil por danos morais.
A sentença foi proferida pela Justiça na última terça-feira, 17 de dezembro, e o réu poderá recorrer em liberdade.
O episódio ocorreu no bairro Boqueirão, em outubro de 2023. Na ocasião, Marcelo abordou um dos frentistas do posto, proferindo insultos racistas e xenofóbicos.
Entre os xingamentos, chamou o funcionário de “neguinho”, “macaco” e o difamou com comentários pejorativos sobre ser “nordestino”. A cena foi gravada por uma testemunha presente no local e rapidamente ganhou repercussão.
"Você acha que dá conta, neguinho? É neguinho, macaco! [...] Chama a câmera, filma lá. Olha lá, tá me tirando. Vou processar a dona do posto [...] Vem do nordeste pra querer ser gente aqui em Curitiba? Volta pro nordeste, volta pra comer carne de sol", falou o empresário para o funcionário do posto.
O advogado das vítimas, Igor José Ogar, comemorou a decisão judicial, destacando sua relevância para o combate ao racismo e à xenofobia.
Durante a transmissão da 174ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, câmeras registraram o momento em que o vereador Professor Lincon (Cidadania) se dirige ao colega Carlim Imperador (Pros), que é negro, e imita sons semelhante aos gritos de um macaco.
O caso aconteceu na manhã da última segunda-feira, 13 de novembro.
É possível ver na filmagem, Lincon e Carlim discutindo durante uma votação para um projeto local.
Também é possível ver um terceiro vereador que estava presente tentando conter os ânimos, mas a situação continua.
Durante a discussão, Lincon passa a imitar um macaco e todos os presentes se calam. Carlim Imperador afirmou que o ocorrido é “inaceitável”.
2
21:33, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+