Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

VÍDEO: "Bolsonaro é inelegível e assim continuará. Ele não será candidato em 2026", diz Liana Cirne

A vereadora do Recife pelo PT também acredita que a PL da anistia deve ser julgada inconstitucional pelo STF.

Everthon Santos

14 de novembro de 2024 às 08:55   - Atualizado às 08:55

Liana Cirne e Jair Bolsonaro.

Liana Cirne e Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação

Durante entrevista para a TV 247 na quarta-feira, 13 de novembro, a professora de direito da UFPE e vereadora reeleita do Recife, Liana Cirne (PT), voltou a reafirmar que a decisão que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível até 2030 não será revertida (assista vídeo abaixo).   

“Bolsonaro é inelegível e assim continuará. Ele não será candidato em 2026, mas é muito bom que ele afirme que será. Por mim ele deixa para afirmar que não será em março de 2026, que aí não dá tempo de construir um outro candidato”, afirmou Liana Cirne durante a entrevista. 

Liana também acredita que a PL da anistia deve ser julgada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. 

Bolsonaro disse que acordou com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a criação de uma comissão na Casa para o projeto que anistia os bolsonaristas que tentaram dar um golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023. 

“Também não acredito que haja qualquer repercussão porque o Supremo vai julgar inconstitucional”, disse Liana.

Veja Também

 Assista vídeo

Denúncia de crise na Educação do Recife

 Liana Cirne denunciouque alunos de diversas escolas municipais estão ficando sem aula devido ao déficit de professores na Rede. 

Entre os pontos apresentados pela parlamentar, está a falta de profissionais que substituam os professores durante a aula-atividade, que ocorre nos dias em que o professor titular está na formação, pelo menos um dia na semana.  

“Nossas crianças estão sem aula. Não estamos falando de um problema pontual ou que ocorre excepcionalmente. Estamos falando de uma crise estrutural na educação do Recife. Pelo menos 20% da carga horária não está sendo cumprida, não porque os professores estão faltando, mas porque estão faltando professores. Os alunos estão voltando para casa sem aula”, disse Liana Cirne. 

A vereadora contou que de 58 escolas pesquisadas pelo Simpere, 70,7% está com cadeiras vagas, ou seja, turmas sem professor. 

Para cobrir essa vacância, os professores temporários - CTDs - estão sendo chamados a assumirem turmas de modo definitivo, o que acaba gerando um outro problema: a ausência de CTDs para substituição dos professores em aula-atividade, enquanto os professores regentes estão participando de formação, o que ocorre uma vez por semana, por exigência de lei federal.     

Liana ressaltou que existe um cadastro de reserva com professores aprovados em concurso público que deveriam ser chamados para assumir as turmas de cadeiras vacantes. São 723 professores de nível I (até 5o ano) e 228 de nível II, apenas aguardando sua convocação.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:10, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter