Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vídeo: "Alguém está sacaneando as galinhas", diz Lula sobre alta no preço do ovo

O presidente afirmou que o governo está investigando as razões por trás da subida no valor do alimento.

Everthon Santos

14 de março de 2025 às 18:00   - Atualizado às 18:00

Lula fala sobre aumento no preço do ovo.

Lula fala sobre aumento no preço do ovo. Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) questionou, nesta sexta-feira, 14 de março, o aumento no preço do ovo no Brasil (assista vídeo abaixo). Durante um evento de entrega de mais de 700 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), em Sorocaba (SP), o petista afirmou que ainda não encontrou uma explicação para a alta do produto.

De acordo com Lula, entre janeiro e fevereiro deste ano, o preço da caixa com 30 dúzias de ovos subiu de R$ 144 para R$ 210. O presidente ressaltou que o Brasil deve produzir cerca de 59 bilhões de ovos em 2024, sendo que apenas 1% dessa produção será exportada. Com base nesses números, ele acredita que a alta no preço não tem justificativa.

"Eu estou querendo descobrir aonde é que teve um ladrão que passou a mão no direito de comer ovo do povo brasileiro", declarou Lula, demonstrando indignação com a situação.

O presidente afirmou que o governo está investigando as razões por trás do aumento do preço e que reuniões com produtores de milho, óleo, álcool e carne já foram realizadas para discutir o tema.

Lula ironizou os argumentos de que o calor excessivo pode ter reduzido a produção das galinhas. Ele afirmou que o calor não pode ser uma justificativa plausível, já que temperaturas elevadas foram registradas no ano anterior e, no final de 2023, as chuvas voltaram e o clima ficou mais ameno.

Veja Também

O presidente também criticou a ideia de que o aumento das exportações tenha impactado os preços internos.

"Alguns dizem para mim que é porque aumentou a exportação e o dólar tá caro, mas o que ficou aqui não tem que subir de preço", rebateu.

Durante seu discurso, Lula disse que esses animais vivem confinados, colocando ovos sem descanso e, mesmo assim, o aumento de preço recai sobre elas.

"Alguém está sacaneando as galinhas. Pode ficar certo que alguém está sacaneando as galinhas, porque essas galinhas que botam ovo, elas ficam trancadas, coitadas, ficam pondo três ovos por dia. Só comendo, bebendo água e pondo ovo, comendo, bebendo e pondo ovo. Não deixam a coitada descansar e vem jogar a culpa em cima da galinha, não, nós não aceitamos isso", afirmou.

Assista vídeo

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:17, 25 Ago

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O candidato do PL à Presidência da República, Flávio Bolsonaro e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Declaração

Flávio Bolsonaro diz que PT ameaça liberdade de expressão e que seu pai é "último obstáculo" contra ditadura no Brasil

Flávio também afirmou que Lula "faz mais mal para o Brasil do que a pandemia". Para justificar a declaração, mencionou o endividamento da população e o aumento dos gastos públicos.

O deputado federal e candidato ao Senado Eduardo da Fonte (PP/UP) e a prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu.
Eleições

Eduardo da Fonte recebe apoio de Pollyanna Abreu, prefeita de Sertânia, para candidatura ao Senado

A prefeita declarou apoio ao deputado federal nesta segunda-feira, 24 de agosto, fortalecendo a base municipal da candidatura no Sertão de Pernambuco.

O ex-governador de Minas Gerais e candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo).
Vídeo

Errou? Zema comete gafe em sabatina da TV Globo ao dizer que tem "programas contra as mulheres"

A declaração ocorreu quando o candidato apresentava propostas que, segundo ele, foram desenvolvidas para combater a violência doméstica e ampliar a proteção às vítimas.

mais notícias

+

Newsletter