Vereadores de Olinda rejeitam a abertura do processo de impeachment contra Mirella Almeida. Foto: Reprodução
A Câmara Municipal de Olinda arquivou o pedido de abertura de impeachment contra a prefeita Mirella Almeida (PSD) e o vice Chiquinho (PSD). Foram 13 votos contrários e dois votos favoráveis. Outros dois vereadores não votaram a matéria por estarem ausentes. A reunião foi suspensa, nesta quinta-feira, 26 de junho, logo após a rejeição do processo.
Para o processo de impeachment ser aceito, era necessário a admissibilidade da maioria simples, ou seja, mais da metade dos vereadores presentes. A sessão contou com a presença de 15 parlamentares.
O ex-candidato a prefeito do município, Antônio Campos (sem partido) foi o responsável pela denúncia que resultou no pedido de impeachment de Mirella.
De acordo com Antônio, a denúncia se sustentou no descumprimento reiterado do pedido de informação e a falta de transparência no processo de transição de governo, sem a publicação dos números da gestão do então prefeito Professor Lupércio (PSD) - padrinho político de Mirella.
Ainda de acordo com o denunciante, não foi encaminhado à Câmara Municipal, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) ou ao Ministério Público qualquer informação hábil ou prestação de contas, como exige a legislação. Tais omissões configuram infração político-administrativa, passível de impeachment.
"Tenho mais dois pedidos preparados sobre o Carnaval e sobre emendas impositivas, cujas contas do carnaval não foram prestadas e as emendas impositivas, inclusive do Hospital Tricentenário, não estão sendo respeitadas”, comenta o advogado Antônio Campos.
Veja como cada vereador votou:
Contrários
Felipe Nascimento
Milcon Rangel
Misael prestamista
Jadilson bombeiro
Jesuíno Araújo
Iran Barbosa
Simplício
Professor Marcelo
Márcio Barbosa
Sardinha
Ricardo Souza
Saulo Holanda
Biai
Favoráveis
Alessandro Sarmento
Eugenia Lima
Ausentes
Denise Almeida
Vlademir Labanca
2
20:42, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+