Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vereadora do PSOL chama parlamentar da oposição de "bandido" durante sessão da Câmara do Recife

A discussão começou quando Jô Cavalcanti criticava a megaoperação no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes.

Redação

03 de novembro de 2025 às 15:17

Vereadora Jô Cavalcanti.

Vereadora Jô Cavalcanti. Foto: Divulgação

Durante sessão da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira, 3 de novembro, a vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) se envolveu em uma polêmica após chamar um colega de oposição de “bandido” durante o debate sobre a megaoperação policial no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes, incluindo quatro policiais e 117 suspeitos de envolvimento com o crime organizado.

A discussão começou quando Jô Cavalcanti discursava criticando a operação, que tem sido classificada por movimentos sociais e entidades de direitos humanos como uma das mais letais da história do país. Em sua fala, a parlamentar lamentou a perda de vidas e questionou a condução das ações policiais nas comunidades do Rio.

Enquanto ela discursava, um vereador da oposição a interrompeu, afirmando que as pessoas mortas eram “bandidos”. A vereadora reagiu de forma imediata e rebateu: “Bandido é quem está falando”.

O plenário ficou agitado logo após a declaração. Parte dos vereadores da oposição reagiu com protestos e exigiu retratação. No momento, não foi possível identificar qual vereador foi diretamente alvo da fala de Jô Cavalcanti, mas a reação foi generalizada entre os parlamentares contrários à sua posição.

Entre os vereadores que subiram à tribuna para contestar a declaração estavam Eduardo Moura (Novo), Felipe Alecrim (Novo), Thiago Medina (PL), Gilson Machado Filho (PL), Paulo Muniz (PL), Alef Collins (PP) e Fred Ferreira (PL). Todos criticaram o tom usado pela vereadora e afirmaram que pretendem levar o caso ao Conselho de Ética da Câmara.

Veja Também

Megaoperação

A operação citada pela parlamentar foi realizada na última terça-feira (28) nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. Segundo informações divulgadas pelo secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Felipe Curi, a ação teve como alvo o Comando Vermelho, uma das principais facções criminosas do estado.

O saldo final foi de 121 mortos, além de 113 pessoas presas, sendo 33 de outros estados, como Amazonas, Ceará, Pará e Pernambuco.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:43, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter