Pernambuco, 11 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

TSE confirma CONDENAÇÃO do ex-governador Anthony Garotinho por CORRUPÇÃO

Com a decisão do Tribunal, o político deverá cumprir itegralmente a pena de 13 anos e 9 meses de prisão e multa pelos crimes, além de inelegibilidade.

30 de maio de 2024 às 21:37   - Atualizado às 21:37

Ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho.

Ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho. Ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, na sessão da quarta-feira (29), decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que condenou o ex-governador Anthony Garotinho pelos crimes de corrupção eleitoral, associação criminosa, supressão de documento e coação de testemunhas, cometidos ao longo do processo eleitoral de 2016, no município de Campos dos Goytacazes (RJ).

O Plenário acompanhou o voto do relator, ministro Ramos Tavares, que rejeitou recurso apresentado pela defesa, que pedia a extinção da punibilidade do político.

O Tribunal manteve integralmente o entendimento da Corte Regional, que condenou Anthony Garotinho a 13 anos e 9 meses de prisão e multa pelos crimes, além de inelegibilidade.

? Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Os ministros do TSE também rejeitaram pedido de indulto natalino solicitado pela defesa do ex-governador para que fosse declarada extinta a punição pelos referidos crimes com base no artigo 5º do Decreto nº 11.302/22.

Ramos Tavares destacou que o ex-governador não tem direito ao indulto por também ser condenado pelo crime de coação mediante grave ameaça.

Provas

O ministro entendeu que Anthony Garotinho comandou, durante a campanha, um esquema fraudulento para uso eleitoreiro do programa assistencial "Cheque Cidadão", voltado a famílias de baixa renda, com o objetivo de obter votos para o seu grupo político.

O relator destacou que provas baseadas em depoimentos de testemunhas, documentos, perícias e interceptações telefônicas são suficientes para subsidiar o decreto de condenação.

Para ele, provas robustas não deixam dúvida quanto ao protagonismo de Anthony Garotinho na idealização da fraude, no manejo de mecanismos hábeis a viabilizar sua execução e na manipulação do inconsciente popular “para criar um sentimento de gratidão e dependência política, com nítida aptidão de corromper e influenciar a vontade do eleitor e desequilibrar o pleito eleitoral”.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

00:39, 11 Set

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Presidente do TSE ministra Cármen Lúcia
Defesa

'Cidadão pode dormir em sossego quanto ao processo eleitoral', diz Cármen Lúcia

A presidente do TSE falou na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais, realizada na manhã desta terça-feira, 10 de setembro, na Corte.

PSOL
Restituição

PSOL terá que DEVOLVER mais de R$ 5 MILHÕES aos cofres públicos após TSE REJEITAR CONTAS do partido

Plenário confirmou a decisão após reexaminar os números do Diretório Nacional do partido referentes ao exercício financeiro de 2015.

Eleições 2024
Eleições 2024

Justiça proíbe divulgação de propaganda eleitoral por meio de telemakerting

As diretrizes buscam prevenir práticas invasivas e garantir que as campanhas respeitem os direitos das cidadãs e dos cidadãos, por meio da realização de um pleito com transparência e equidade entre candidaturas.

mais notícias

+