Pernambuco, 09 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TSE condena os partidos Republicanos, PSDB e PSD por fraudes a cotas de gênero nas eleições municipais

Os três partidos lançaram "candidatas fictícias" para o cargo de vereadoras.

31 de agosto de 2023 às 17:05

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou fraudes cometidas pelos partidos Republicanos, PSDB e PSD, relacionadas às cotas de gênero previstas na Lei das Eleições, que estabelece o percentual mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo nas eleições para Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do Distrito Federal, assembleias legislativas e câmaras municipais. Os três partidos lançaram, segundo o TSE, “candidatas fictícias” para o cargo de vereadoras nas eleições municipais em Macau (RN), Governador Nunes Freire (MA) e Afuá (PA). Leia mais: >>>TSE multa BOLSONARO em R$ 20 MIL por associar LULA AO “KIT GAY” nas ELEIÇÕES 2022 As decisões foram unânimes, seguindo o voto do ministro relator Benedito Gonçalves, nos três julgamentos de recursos nesta quinta-feira, 31 de julho. Recursos Um dos recursos foi apresentado pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o Partido dos Trabalhadores (PT) contra as candidatas Rayanny Roberta Gomes Dantas de Souza, Maria Cecilia Barbosa de Sousa e Maria Jesus de Andrade, lançadas pelo Republicanos na eleição em Macau, “apenas para atingir o percentual mínimo de candidaturas femininas, determinado pela legislação eleitoral”. O segundo recurso refere-se ao “lançamento de candidata fictícia pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no município de Governador Nunes Freire”. O recurso foi apresentado por Maurílio de Almeida Bueno, candidato a vereador pelo Partido Liberal, “contra os candidatos eleitos ao cargo pelo PSDB”. O terceiro processo foi apresentado pelo PTB contra o Partido Social Democrático (PSD), por ter "burlado a cota de gênero nas eleições para vereador em Afuá”. Segundo o relator, “a candidata Simone Pereira, lançada de maneira fictícia pelo PSD, fez ostensiva campanha para o próprio marido que concorria a vereador, esquecendo-se de que ela também concorria ao cargo”. Voto do relator Em seu voto, o relator considerou que “as fraudes foram comprovadas pela ausência de votos e de qualquer ato de campanha em prol das candidatas e por prestações de contas padronizadas, com baixa quantia de recursos, ou zeradas, ou seja, sem movimentação financeira”. Diante das evidências, o tribunal determinou a cassação dos diplomas dos "candidatos vinculados ao Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (Drap)”, além de anular os votos recebidos pelos partidos para o cargo de vereador nos respectivos municípios. Por fim, ordenou a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário e decretou a inelegibilidade das candidatas fictícias pelo prazo de 8 anos. Agência Brasil

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:46, 09 Nov

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann
Posição

Gleisi critica escolha de bolsonarista para relator da lei antifacção proposta por Lula

A ministra ponderou que o governo seguirá trabalhando no Congresso "para que prevaleça o interesse público e seja resguardada a soberania nacional".

Bolsonaro de tornozeleira em sua casa.
Explicação

Bolsonaro tem recurso negado: Entenda próximos passos do processo contra o ex-presidente no STF

Atualmente, o ex-chefe do Executivo está em prisão cautelar em função das investigações do inquérito sobre o tarifaço dos Estados Unidos contra o Brasil.

Eduardo Bolsonaro e Mauro Mendes.
Insulto

Governador bolsonarista diz que Eduardo Bolsonaro é 'louco' e 'fala merda' nos Estados Unidos

A reação de Mauro Mendes ocorreu após ser questionado sobre um vídeo em que o deputado chama Tarcísio de Freitas (Republicanos), de "candidato do sistema".

mais notícias

+

Newsletter