Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Trump diz a Lula que Estados Unidos estão "sentindo falta" do café brasileiro

O produto foi um dos alvos do tarifaço de 50% imposto pelo presidente americano e revidado pelo petista.

Redação

07 de outubro de 2025 às 14:25   - Atualizado às 14:25

Lula e Donald Trump.

Lula e Donald Trump. Foto 1: Ricardo Stuckert/PR; Foto 2: Reprodução/Redes Sociais

O café brasileiro virou pauta na videoconferência entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada na segunda-feira, 6 de outubro. A conversa, que durou cerca de 30 minutos, representou mais um passo na reaproximação entre os dois países e aconteceu após o breve encontro entre ambos nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, no mês passado.

Segundo informações da BBC News Brasil, Trump reconheceu durante o diálogo que os Estados Unidos estão “sentindo falta” de produtos brasileiros que sofreram com a tarifa de 50% imposta recentemente pelo governo americano sobre uma série de exportações vindas do Brasil. Entre esses produtos, o café foi citado de forma direta, evidenciando a preocupação com o impacto da medida sobre o mercado norte-americano.

O café tem peso importante nas relações comerciais entre os dois países. O Brasil é o maior exportador mundial do produto e responde por cerca de um terço de todo o café consumido pelos americanos. A nova tarifa, porém, provocou um aumento expressivo nos preços nos Estados Unidos. De acordo com o escritório americano de estatísticas, o valor cobrado dos consumidores subiu 3,6% em agosto, a maior alta mensal em 14 anos. A taxa superou em nove vezes a média da inflação geral do mês, que ficou em 0,4%.

Na comparação anual, a variação também chama atenção: o café ficou 20,9% mais caro nos EUA em relação ao mesmo período do ano passado, número muito acima da inflação média de 2,9%. O aumento é o maior desde 1997, o que tem pressionado cafeterias, redes de varejo e consumidores domésticos.

Nos Estados Unidos, o café é uma parte importante do cotidiano. Dados da Associação Nacional de Café mostram que dois terços dos adultos americanos consomem a bebida todos os dias, com uma média de três xícaras diárias por pessoa. No total, os americanos bebem cerca de 450 milhões de xícaras de café por dia, o que reforça o peso econômico e cultural da bebida no país.

Os impactos da tarifa de 50% ficaram claros nos dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) também nesta segunda-feira (6). As exportações brasileiras totais para os EUA caíram 20,3% em setembro na comparação com o mesmo mês de 2024, somando US$ 2,58 bilhões. O café foi um dos produtos mais atingidos.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:29, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter