Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"TromPetista": homem que tocou marcha fúnebre para Bolsonaro é militante do PT

Ele chegou a ser preso durante o governo do ex-presidente ao tentar impedir um desfile de veículos na Esplanada dos Ministérios.

Cami Cardoso

27 de março de 2025 às 14:39   - Atualizado às 15:22

"TromPetista": homem que tocou marcha fúnebre para Bolsonaro é militante do PT

"TromPetista": homem que tocou marcha fúnebre para Bolsonaro é militante do PT Fotos: Reprodução / @Trom_Petista / @joedsonalves / @LulaMarques

Fabiano e Silva Leitão Duarte, de 45 anos, ganhou os holofotes após tocar a marcha fúnebre para o ex-presidente do Jair Bolsonaro enquanto ele concedia uma entrevista na saída do Senado na quarta-feira, 26 de março. O instrumentista é militante do Partido dos Trabalhadores (PT) e ficou conhecido como "TromPetista". 

Nas eleições federais de 2022, Fabiano também foi candidato a deputado estadual, mas acabou não se elegendo, conquistando pouco menos de 5 mil votos, apesar disso, ele se tornou suplente. 

Essa não é a primeira vez que ele está envolvido com manifestações políticas. O militante chegou inclusive a ser preso durante o Governo Bolsonaro ao tentar impedir um desfile de veículos na Esplanada dos Ministérios. Um pouco ante, em 2018, após a eleição de Bolsonaro, o trompetista tocou o "Olê, olê, olê olá, Lula, Lula", próximo ao muro do Centro Cultural Banco do Brasil, onde funcionava o governo de transição. 

Sobre o ato, Fabiano explicou que foi uma homenagem aos mortos pela Ditadura Militar e uma crítica ao governo do ex-presidente Bolsonaro. 

Veja Também

"Estava passando ao vivo e decidi ir para lá. Essa ação é uma homenagem aos que tombaram na ditatura, como Zuzu Angel, Stuart Angel, Rubens Paiva e meu tio Francisco Celso Leitão. Significa que a Justiça está se reconciliando com a nossa história. Tentativas de golpes de Estado não podem ficar impunes"

A cena 

Bolsonaro estava falando com jornalista após sair do Senado quando foi interrompido por Fabiano, que tocou a marcha fúnebre e logo na sequência, tocou a música "Tá na Hora do Jair, Já Ir Embora", que viralizou durante as Eleições de 2022. 

A "trilha sonora" inesperada acabou arrancando risadas de jornalistas que estavam no local e até mesmo do Bolsonaro, que interrompeu a coletiva para ouvir a música. Na sequência, o ex-presidente seguiu seu pronunciamento. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:58, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter