"TromPetista": homem que tocou marcha fúnebre para Bolsonaro é militante do PT Fotos: Reprodução / @Trom_Petista / @joedsonalves / @LulaMarques
Fabiano e Silva Leitão Duarte, de 45 anos, ganhou os holofotes após tocar a marcha fúnebre para o ex-presidente do Jair Bolsonaro enquanto ele concedia uma entrevista na saída do Senado na quarta-feira, 26 de março. O instrumentista é militante do Partido dos Trabalhadores (PT) e ficou conhecido como "TromPetista".
Nas eleições federais de 2022, Fabiano também foi candidato a deputado estadual, mas acabou não se elegendo, conquistando pouco menos de 5 mil votos, apesar disso, ele se tornou suplente.
O sonho se realizou.
— Fabiano Trompetista (@Trom_Petista) January 3, 2023
Receber o nosso presidente ao pé da rampa e tocando o trompete foi uma honra inenarrável. Gratidão a todas e todos que contribuíram com esse momento lutando pelo nosso PRESIDENTE LULA.
Agradeço aos amigos @joedsonalves & @LulaMarques pelas fotos. pic.twitter.com/wIs5nFTWD9
Essa não é a primeira vez que ele está envolvido com manifestações políticas. O militante chegou inclusive a ser preso durante o Governo Bolsonaro ao tentar impedir um desfile de veículos na Esplanada dos Ministérios. Um pouco ante, em 2018, após a eleição de Bolsonaro, o trompetista tocou o "Olê, olê, olê olá, Lula, Lula", próximo ao muro do Centro Cultural Banco do Brasil, onde funcionava o governo de transição.
Sobre o ato, Fabiano explicou que foi uma homenagem aos mortos pela Ditadura Militar e uma crítica ao governo do ex-presidente Bolsonaro.
"Estava passando ao vivo e decidi ir para lá. Essa ação é uma homenagem aos que tombaram na ditatura, como Zuzu Angel, Stuart Angel, Rubens Paiva e meu tio Francisco Celso Leitão. Significa que a Justiça está se reconciliando com a nossa história. Tentativas de golpes de Estado não podem ficar impunes"
Bolsonaro estava falando com jornalista após sair do Senado quando foi interrompido por Fabiano, que tocou a marcha fúnebre e logo na sequência, tocou a música "Tá na Hora do Jair, Já Ir Embora", que viralizou durante as Eleições de 2022.
A "trilha sonora" inesperada acabou arrancando risadas de jornalistas que estavam no local e até mesmo do Bolsonaro, que interrompeu a coletiva para ouvir a música. Na sequência, o ex-presidente seguiu seu pronunciamento.
2
22:58, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+