Pernambuco, 19 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Taxa de juros no governo Lula é a mais alta do século XXI, aponta levantamento

Selic média de 12,5% no terceiro mandato de Lula reforça histórico de juros elevados sob gestões petistas.

Portal de Prefeitura

15 de julho de 2025 às 16:18   - Atualizado às 16:33

Fernando Haddad e Lula

Fernando Haddad e Lula Crédito: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A taxa de juros no governo Lula volta ao centro das atenções, após levantamento da CNN Brasil mostrar que, dos oito mandatos presidenciais desde o ano 2000, os três períodos sob comando de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) figuram entre os cinco com juros médios mais altos do país.

No atual governo, iniciado em janeiro de 2023, a Selic registra uma média de 12,5% ao ano, o que representa o quarto maior patamar desde o início do século. O recorde segue sendo do primeiro mandato de Lula (2003–2006), quando os juros médios alcançaram expressivos 18,7% ao ano — superando, inclusive, os 18,6% registrados nos últimos anos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

A permanência da taxa de juros no governo Lula em níveis elevados é explicada por economistas como reflexo de um cenário global pós-pandemia com juros neutros mais altos, aliado a políticas internas expansionistas, que aumentam a percepção de risco fiscal no país.

Alta da Selic reflete cenário doméstico e pressões externas

De acordo com Alexandre Espírito Santo, economista-chefe da Way Investimentos, o “juro neutro” — taxa teórica que não estimula nem retrai a economia — se encontra acima dos níveis históricos, hoje entre 5% e 6% globalmente. No Brasil, esse número se amplia devido à insegurança fiscal.

“O país traz incertezas com políticas de gastos elevados. Com isso, o Banco Central precisa manter os juros altos para segurar a inflação”, explica Espírito Santo.

Veja Também

No caso brasileiro, o governo tem adotado medidas de estímulo à atividade econômica, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, ampliação do crédito para setores específicos e fortalecimento de programas sociais. Ainda que populares, essas ações pressionam a inflação e dificultam a redução da Selic.

Expectativas inflacionárias desancoradas e curva de juros tensionada

Para o economista Jason Vieira, da MoneYou, a atual resistência do Banco Central em cortar a Selic é diretamente influenciada pela percepção de aumento da dívida pública e de um ciclo de gastos governamentais.

“O maior problema da taxa de juros no governo Lula é que o próprio governo envia sinais de que não pretende conter os gastos. Isso se reflete na curva de juros e na desconfiança dos investidores”, afirma.

Vieira argumenta que o Executivo busca responsabilizar o mercado, enquanto ignora os sinais que ele próprio emite, prejudicando as ancoragens das expectativas inflacionárias — fator essencial para qualquer corte consistente de juros.

Ciclo de juros altos pode continuar sem reforma fiscal

A persistência da taxa de juros no governo Lula em patamares elevados indica que, sem reformas estruturais e responsabilidade fiscal, o Brasil continuará enfrentando crescimento econômico frágil, seguido por picos inflacionários.

“Enquanto o governo não fizer cortes estruturais de gastos e manter uma política fiscal responsável, vamos conviver com Selic elevada e ciclos curtos de crescimento”, alerta Espírito Santo.

Histórico de juros altos sob governos do PT

Além do atual mandato, os dois governos anteriores de Lula e o segundo de Dilma Rousseff também registraram Selic média acima da casa dos dois dígitos:

  • Lula 1 (2003–2006): 18,7%

  • Dilma 2 (2014–2016): 13,8%

  • Lula 3 (2023–2025): 12,5% (até agora)

  • Lula 2 (2007–2010): 11,1%

Apenas os governos Temer, Dilma 1 e Bolsonaro registraram taxas médias abaixo desses níveis, com destaque para o último, cuja média ficou em 6,6%.

Da redação do Portal com Informações da CNN Brasil 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:32, 19 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputado André Janones, criador do canal "Exército de Lula", é internado em UTI com arritmia cardíaca.
Urgente

Deputado André Janones, criador do canal "Exército de Lula", é internado em UTI com arritmia cardíaca

Parlamentar foi levado ao Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após o debate da Band. O quadro foi revertido e estado de saúde é estável.

Uso de biometria para votação em urna eletrônica no Brasil
Eleições

Eleitor sem biometria pode votar no segundo turno das eleições; entenda as regras

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 10,99% do eleitorado brasileiro ainda não tem biometria cadastrada por diferentes razões.

Urnas eletrônicas enviadas a Fernando de Noronha.
Serviço

Eleições 2026: TRE-PE e SDS realizam operação para envio de urnas a Fernando de Noronha

A execução do transporte aéreo ficou sob a responsabilidade do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

mais notícias

+

Newsletter