Pernambuco, 15 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Tarcísio exonera secretário para relatar projeto que classifica facções como terroristas na Câmara

No dia 29 de outubro, ainda durante a repercussão da operação policial no Rio de Janeiro, que deixou 121 pessoas mortas, Derrite anunciou que se licenciaria do cargo.

Fernanda Diniz

06 de novembro de 2025 às 13:48   - Atualizado às 13:49

Tarcísio Gilson e Guilherme Derrite.

Tarcísio Gilson e Guilherme Derrite. Foto: Reprodução

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, exonerou Guilherme Derrite, nesta quarta-feira (5), da Secretaria de Segurança Pública do estado.

Derrite, que também é deputado federal, volta à Câmara onde será o relator do projeto de lei que busca classificar facções criminosas como células terroristas.

No dia 29 de outubro, ainda durante a repercussão da operação policial no Rio de Janeiro, que deixou 121 pessoas mortas, Derrite anunciou que se licenciaria do cargo no governo de São Paulo para ser o relator do PL que modifica a Lei Antiterrorismo.

A intenção é incluir milícias e facções criminosas como organizações terroristas.

O Projeto de Lei 1.283/2025 é de autoria do deputado federal Danilo Forte (União Brasil-CE) e tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Veja Também

O governo federal é contra este projeto. Nesta quarta-feira (6), Gleisi Hoffman, ministra das Relações Institucionais, disse que o “governo é terminantemente contra”  o PL:

“O terrorismo tem objetivo político e ideológico e, pela legislação internacional, dá guarida para que outros países possam fazer intervenção no nosso país. Nós não concordamos com isso”, disse.

Agência Brasil 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:47, 15 Abr

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputado Fernando Rodolfo e Edinazio Silva.
Articulação

Edinazio Silva e Fernando Rodolfo comentam formação de chapa pela federação Solidariedade-PRD

Recém-empossado presidente estadual do Solidariedade, Edinazio comparou as negociações com o futebol, como a busca por "bons jogadores" (candidatos). 

A base para os indiciamentos dessas autoridades é o caso do Banco Master, que tramita no Supremo. O relatório da CPI, de 221 páginas, ainda precisa ser aprovado pela comissão. 
Legalidade

Gilmar Mendes critica CPI do Crime Organizado e chama relatório de "verdadeira cortina de fumaça"

A base para os indiciamentos dessas autoridades é o caso do Banco Master, que tramita no Supremo. O relatório da CPI, de 221 páginas, ainda precisa ser aprovado pela comissão. 

Lula e o papa Leão XIV.
Crise

Lula critica Trump e reforça apoio ao papa Leão XIV: "não precisava ficar ameaçando o mundo"

O presidente do Brasil ainda afirmou que a guerra dos Estados Unidos, liderada por Donald Trump, contra o Irã é inconsequente.

mais notícias

+

Newsletter