Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Tarcísio é nome mais forte da direita para 93% do mercado nas eleições de 2026, diz Quaest

O levantamento contou com 106 entrevistas junto a membros de fundos de investimentos sediados em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Gabriel Alves

19 de março de 2025 às 10:55   - Atualizado às 11:18

Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas.

Governador de São Paulo Tarcísio de Freitas. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é amplamente visto pelo mercado financeiro como o nome mais competitivo da direita para as eleições presidenciais de 2026. Segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 19 de março, 93% dos entrevistados acreditam que ele tem a maior chance de vencer uma disputa contra a esquerda.

O segundo colocado, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), recebeu apenas 3% das menções. Outros nomes como o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e a ministra Simone Tebet (MDB) aparecem com 1% cada. Além disso, 1% dos entrevistados não souberam responder.

Haddad favorito

A pesquisa também investigou a percepção sobre o candidato da esquerda caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não concorra à reeleição. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, lidera com 57% das menções, seguido pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que soma 10%, e pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), com 8%.

Pesquisa

Os dados divulgados fazem parte da 8ª rodada da pesquisa Genial/Quaest, realizada entre os dias 12 e 17 de março. O levantamento contou com 106 entrevistas junto a membros de fundos de investimentos sediados em São Paulo e no Rio de Janeiro. Todas as respostas foram coletadas de forma on-line.

Desaprovação de Lula

Mais da metade dos moradores da cidade de São Paulo desaprovaram a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo pesquisa do instituto Paraná Pesquisas divulgada na terça-feira, 18 de março.

Veja Também

O levantamento mostra que 58,1% dos paulistanos não aprovam a administração de Lula, enquanto 38,2% apoiam. Outros 3,7% não souberam ou preferiram não opinar.

Os números indicam um aumento na desaprovação e uma queda na aprovação em relação à última pesquisa, realizada em setembro de 2024.

Comparativo com setembro de 2024:

  • Aprovação: 38,2% (antes, 51,1%);
  • Desaprovação: 58,1% (antes, 46%);
  • Não sabiam ou não opinaram: 3,7% (antes, 2,9%).

Avaliação do governo

Os entrevistados também avaliaram o desempenho da gestão de Lula. Para 26%, o governo é ótimo ou bom, enquanto 23,8% consideram regular. Já 48,5% classificaram a administração como ruim ou péssima. Outros 1,7% não souberam responder.

A pesquisa reuniu 1.205 moradores da capital paulista entre os dias 9 e 13 de março de 2025. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:18, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

mais notícias

+

Newsletter