Pernambuco, 17 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Lula atinge maior reprovação histórica em São Paulo, com 58,1 %, aponta pesquisa

A pesquisa reuniu 1.205 moradores da capital paulista entre os dias 9 e 13 de março de 2025.

19 de março de 2025 às 10:02   - Atualizado às 10:02

Lula pensativo.

Lula pensativo. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Mais da metade dos moradores da cidade de São Paulo desaprovaram a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo pesquisa do instituto Paraná Pesquisas divulgada na terça-feira, 18 de março.

O levantamento mostra que 58,1% dos paulistanos não aprovam a administração de Lula, enquanto 38,2% apoiam. Outros 3,7% não souberam ou preferiram não opinar.

Os números indicam um aumento na desaprovação e uma queda na aprovação em relação à última pesquisa, realizada em setembro de 2024.

Comparativo com setembro de 2024:

Aprovação: 38,2% (antes, 51,1%)
Desaprovação: 58,1% (antes, 46%)
Não sabiam ou não opinaram: 3,7% (antes, 2,9%)

Avaliação do governo

Os entrevistados também avaliaram o desempenho da gestão de Lula. Para 26%, o governo é ótimo ou bom, enquanto 23,8% consideram regular. Já 48,5% classificaram a administração como ruim ou péssima. Outros 1,7% não souberam responder.

Veja Também

A pesquisa reuniu 1.205 moradores da capital paulista entre os dias 9 e 13 de março de 2025. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Possíveis concorrentes em 2026

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), superou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no saldo de imagem positiva dos políticos. Segundo pesquisa do instituto AtlasIntel, divulgada no dia, 11 de fevereiro, 44% dos brasileiros aprovam e 48% reprovam Tarcísio.

No caso de Lula, o índice positivo é de 42% e o negativo é de 51%. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

A pesquisa AtlasIntel foi feita em parceria com a Bloomberg e ouviu 3.125 brasileiros, por meio de um recrutamento digital aleatório, entre os dias 27 e 31 de janeiro. O índice de confiabilidade é de 95%.

Na pesquisa anterior da AtlasIntel, realizada em dezembro do ano passado, a imagem de Lula era aprovada por 51% e reprovada por 46%. Nos dois meses que antecederam a divulgação da nova pesquisa, o governo sofreu crises relacionadas à comunicação do governo, sobretudo a envolvendo a fiscalização do Pix pela Receita.

No mesmo levantamento de dezembro, Tarcísio tinha 50% de avaliação negativa e 46% positiva. Tanto a aprovação quanto a desaprovação recuaram dois pontos porcentuais, enquanto os que não sabem opinar sobre o governador paulista saltaram de 4% para 9%.

Após Tarcísio e Lula, os políticos que contam com os maiores saldos de aprovação da imagem são o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (42%), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (42%), o vice-presidente Geraldo Alckmin (41%) e a ministra do Planejamento, Simone Tebet (41%).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:23, 17 Abr

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

O ex-ministro Silvio Costa Filho e o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca.
Desenvolvimento

Silvio Costa Filho e ministro destacam investimentos em aeroportos do interior de Pernambuco

Os avanços são para os aeroportos de Garanhuns, Serra Talhada e Araripina. Os três aeroportos pernambucanos fazem parte do pacote de 12 terminais regionais.

 Agenda da Governadora Raquel Lyra (PSD).
Agenda

Governadora vai até Palmares, Água Preta, Catende e Xexéu nesta sexta-feira (17)

Gestora visita cidade e realiza ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e assistência social

MF Marina Clube.
Medida

TJPE suspende decisão que pedia fechamento do MF Marina Clube na cidade do paulista

O magistrado analisou um recurso da defesa do clube e entendeu que manter o espaço fechado causaria danos excessivos antes de uma sentença definitiva.

mais notícias

+

Newsletter