Pernambuco, 06 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

'Vontade de mandar uns jagunços pegar esse cara', diz instrutor de Moraes sobre Allan dos Santos

As mensagens foram vazadas do gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal e reveladas pela Folha de S.Paulo.

20 de agosto de 2024 às 09:53   - Atualizado às 11:23

'Vontade de mandar uns jagunços pegar esse cara', diz instrutor de Moraes sobre Allan dos Santos.

'Vontade de mandar uns jagunços pegar esse cara', diz instrutor de Moraes sobre Allan dos Santos. Arte montagem: Portal de Prefeitura.

As mensagens vazadas do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), renderam novas revelações à imprensa. Em matéria divulgada neste sábado, 17 de agosto, a Folha de S.Paulo expôs o descontentamento da equipe do magistrado com a Interpol e o governo dos Estados Unidos por não prenderem e extraditarem o jornalista Allan dos Santos.

Na conversa realizada em 14 de novembro de 2022, participaram dois juízes que atuam como instrutores de Moraes: Airton Vieira, do STF, e Marco Antônio Vargas, do TSE.

Durante a conversa, Vargas enviou uma mensagem a Vieira, solicitando que ele entrasse em contato com a Polícia Federal (PF) para incluir Allan dos Santos na lista de difusão vermelha da Interpol.

Vieira respondeu que já havia contatado os representantes da Interpol no Brasil e em Washington, mas até o momento, nenhuma ação havia sido tomada, apesar dos pedidos reiterados do Brasil para a extradição do jornalista. Allan dos Santos, que é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro e está sendo investigado nos inquéritos sobre milícias digitais e fake news, ainda não havia sido incluído na lista.

"A questão do alerta vermelho é uma longa história, mas em resumo é o seguinte: o pedido do alerta vermelho já foi feito há mais de ano, só que ele está em Lyon, que é a sede da Interpol. E o pessoal de lá até agora não atendeu, simplesmente se recusou a pôr e de nada adiantaram os pedidos reiterados feitos pela Interpol aqui do Brasil", replicou Vieira.

O juiz também relatou que o escritório central da Interpol na França justificou a não inclusão de Allan na lista por considerar que o pedido poderia ter um "viés político". Além disso, os Estados Unidos ainda não haviam respondido à solicitação, apesar de já ter sido decretada a prisão preventiva.

Veja Também

Vieira descreveu a situação como "difícil" e mencionou que Moraes "não se conforma" com o caso:

"Não se conforma, com toda a razão. Mas nada podemos fazer quanto a essa questão da Interpol, assim como com a questão da extradição. Tudo o que podíamos fazer foi feito, seguimos todo o trâmite. Mas a Interpol em Lyon engavetou o pedido de alerta vermelho e os EUA não resolvem a questão da extradição. Difícil."

Em resposta, Vargas elevou o tom e chamou a postura dos EUA e da Interpol de “sacanagem”, expressando sua frustração e dizendo que teria vontade de contratar criminosos para forçar a volta de Allan ao Brasil:

"Dá vontade de mandar uns jagunços para pegar esse cara e colocá-lo em um avião brasileiro."

Allan dos Santos é acusado de ataques à democracia e é considerado foragido. Na quarta-feira (14), uma nova ordem de prisão foi emitida por Moraes, desta vez por supostos crimes contra a honra, ameaça e obstrução de Justiça.

Atualmente, o jornalista está nos Estados Unidos. Em março deste ano, o país anunciou que não irá extraditar o comunicador, alegando que o caso se refere a um “crime de opinião”, protegido pela liberdade de expressão.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:35, 06 Out

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Presidente do STF, ministro Edson Fachin
Declaração

Edson Fachin: STF é maior do que tudo e todos e permanecerá

O ministro do STF também disse que os servidores do Supremo "permaneceram vigilantes" em relação à preservação da democracia.

Nunes Marques avalia pedido que pode suspender condenação e prisão de Jair Bolsonaro.
Defesa

Nunes Marques avalia pedido que pode suspender condenação e prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro

Flávio anunciou que, se for eleito, vai conceder indulto ao próprio pai. Portanto, uma eventual decisão do ministro anteciparia e daria ainda mais poderes para o senador, caso eleito.

Débora é condenada pelo STF por pichar estátua da Justiça
Decisão

8 de janeiro: 'Débora do Batom' passa para regime semiaberto por decisão de Alexandre de Moraes

A cabelereira foi condenada pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada.

mais notícias

+

Newsletter