Pernambuco, 27 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

STF tem maioria para VALIDAR TRECHOS da lei das ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS; SAIBA QUAIS

14 de novembro de 2023 às 20:28

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta terça-feira, 14 de novembro, para validar trechos da Lei das Organizações Criminosas, em vigor desde 2013, que regula a investigação e o combate ao crime organizado.

O julgamento está em curso no plenário virtual do STF. Nessa modalidade, os votos são registrados na plataforma online e não há debate ou reunião dos ministros.

O tema foi levado ao STF pelo antigo Partido Social Liberal (PSL), atual União Brasil, que questionou trechos da legislação. O partido alegou que as normas eram muito abstratas e abrem caminho para punições desproporcionais.

Veja os trechos questionados:

  • Quem obstrui investigação sobre organização criminosa também responde pelo crime;
  • Funcionários públicos condenados definitivamente por organização criminosa ficam proibidos de exercer funções e cargos públicos no prazo de oito anos após o cumprimento da pena;
  • Ministério Público deve acompanhar casos em que há suspeita de participação de policiais nos crimes de organização criminosa;
  • Quem colabora com a investigação renuncia ao direito ao silêncio e deve assumir o compromisso de dizer a verdade.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, votou para validar as mudanças. A única observação feita pelo ministro foi a de que os delatores mantém o direito ao silêncio.

Veja Também

"Todas as alterações legislativas com o objetivo de garantir a persecução penal e maior eficácia na produção de prova, especialmente no campo da criminalidade organizada, fizeram-se necessárias diante da complexidade dos bens jurídicos violados e da crescente estruturação e ramificação das organizações criminosas, que contam com vultosos recursos financeiros e, muitas vezes, com a cooperação de agentes públicos", escreveu o ministro.

Ele foi acompanhado integralmente por Luiz Fux, Gilmar Mendes, Luiz Edson Fachin, Rosa Weber (aposentada) e Marco Aurélio Mello (aposentado).

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:38, 27 Out

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Flávio Bolsonaro.
Comentário

Flávio Bolsonaro revela que Moraes ordenou entrega de passaportes após ser abordado pela PF

O senador disse que a decisão do ministro do STF foi tomada no domingo à noite, logo depois do anúncio do resultado da eleição.

Ministro Alexandre de Moraes, do STF e ex-presidente Jair Bolsonaro.
Permissão

Moraes autoriza retomada de visitas de grupo de oração a Jair Bolsonaro na prisão domiciliar

Grupo formado por 13 pessoas poderá se reunir com o ex-presidente às quartas-feiras, às 19h30, sob regras de segurança e fiscalização.

Presidente do STF, ministro Edson Fachin
Resultado

Fachin defende respeito à vontade das urnas após Lula ser reeleito no segundo turno

Presidente do STF também pediu fortalecimento da democracia e harmonia entre os Três Poderes após Flávio Bolsonaro anunciar que pretende pedir a anulação das eleições.

mais notícias

+

Newsletter