14 de novembro de 2023 às 20:28
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta terça-feira, 14 de novembro, para validar trechos da Lei das Organizações Criminosas, em vigor desde 2013, que regula a investigação e o combate ao crime organizado.
O julgamento está em curso no plenário virtual do STF. Nessa modalidade, os votos são registrados na plataforma online e não há debate ou reunião dos ministros.
O tema foi levado ao STF pelo antigo Partido Social Liberal (PSL), atual União Brasil, que questionou trechos da legislação. O partido alegou que as normas eram muito abstratas e abrem caminho para punições desproporcionais.
Veja os trechos questionados:
O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, votou para validar as mudanças. A única observação feita pelo ministro foi a de que os delatores mantém o direito ao silêncio.
Ele foi acompanhado integralmente por Luiz Fux, Gilmar Mendes, Luiz Edson Fachin, Rosa Weber (aposentada) e Marco Aurélio Mello (aposentado).
Estadão Conteúdo
1
2
3
21:49, 23 Abr
28
°c
Fonte: OpenWeather
O ex-ajudante de ordens da Presidência no governo Jair Bolsonaro (2019-2022) fechou acordo de delação premiada e colaborou com a Polícia Federal na investigação.
A defesa do ex-deputado apresentou o pedido em 9 de abril, alegando bom comportamento e o cumprimento parcial da pena.
O ministro do STF questionou os motivos pelos quais tantas pessoas defendem a medida e afirmou que não se pode esquecer da gravidade dos atos.
mais notícias
+