Pernambuco, 15 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

STF rejeita pedido da Latam para proibir embarque de cadela de grande porte na cabine

Na sentença, a Justiça estadual considerou que a passageira faz tratamento psicoterápico desde 2017, com expresso reconhecimento do animal, da raça shar-pei, como apoio emocional.

15 de agosto de 2024 às 17:12   - Atualizado às 18:15

Fotografia feita na LATAM

Fotografia feita na LATAM Reprodução/Instagram

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, por razões processuais, pedido da Tam Linhas Aéreas S.A. (Latam) para suspender decisão da Justiça de Santa Catarina que garantiu a uma passageira o direito de levar sua cadela de grande porte na cabine do avião em voos da empresa, por ser animal de apoio emocional.

Na Petição (PET) 12714, a empresa buscava suspender a decisão até que o STF julgue um recurso extraordinário apresentado para discutir o caso. De acordo com o ministro, no entanto, o cabimento desse recurso ainda não foi analisado pela instância de origem. Além disso, a Latam não demonstrou nenhuma excepcionalidade que autorize a atuação no STF nessa fase do processo principal.

Na sentença, a Justiça estadual considerou que a passageira faz tratamento psicoterápico desde 2017, com expresso reconhecimento do animal, da raça shar-pei, como apoio emocional. De acordo com a decisão, ela sofre crises de ansiedade e pânico, e a presença do animal é essencial para que tenha um voo seguro. Outro aspecto considerado foi a declaração de um adestrador de cães, que confirmou que a cadela era treinada.

Na petição, a Latam alegava que a decisão de Turma Recursal de Santa Catarina que manteve a sentença viola o princípio da Constituição Federal de que ninguém pode ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa que não seja prevista em lei. Também argumentou que a aeronave não comporta animais de grande porte na cabine e que sua presença entre os passageiros pode comprometer a rápida evacuação do avião em caso de emergência. Além disso, nessa circunstância, o cão pode ficar agitado, o que pode dificultar seu controle.
 

Da redacao do Portal com Informacoes do STF

Icone

Carregando Comentários...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

19:13, 15 Ago

Descrição da imagem

27

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Alexandre de Moraes e Carmen Lúcia
Opinião

Cármen Lúcia defende Moraes e afirma que acúmulo de cargos não "deslegitima qualquer atuação"

A ministra afirmou que o magistrado é um "grande ex-presidente" do TSE, que "cumpriu um enorme papel, como é de conhecimento geral do país".

Congresso retalia STF e nega MP que previa R$ 1,3 BILHÃO ao Judiciário após Dino suspender emendas.
Movimentação

Congresso reage e nega MP que previa R$ 1,3 BILHÃO ao Judiciário, após Dino suspender emendas

Para os técnicos, a Medida Provisória fragilizaria as regras fiscais ao criar exceções não previstas em lei.

Acidente da Voepass matou 62 pessoas
Privacidade

STF mantém lei com regras de SIGILO sobre investigação de ACIDENTES AÉREOS

Os questionamentos ocorreram porque as investigações realizadas pelo Cenipa, órgão da Aeronáutica, servem para prevenção de outros acidentes, ou seja, não têm o propósito de punir os envolvidos.

mais notícias

+