Pernambuco, 23 de Agosto de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

STF nega reintegração de posse de HOTEL ocupado por desabrigados pela ENCHENTE no RS

O local estava desativado há cerca de 10 anos, e após as vítimas da tragédia se abrigarem, a proprietária acionou a Justiça.

21 de agosto de 2024 às 09:00   - Atualizado às 11:33

STF nega reintegração de posse de HOTEL ocupado por desabrigados pela ENCHENTE no RS.

STF nega reintegração de posse de HOTEL ocupado por desabrigados pela ENCHENTE no RS. Arte montagem: Portal de Prefeitura.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a reintegração de posse do Hotel Arvoredo, localizado no centro de Porto Alegre (RS) e atualmente ocupado por famílias desabrigadas pela enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio deste ano.

Desativado há cerca de 10 anos, o Hotel Arvoredo foi ocupado por famílias com idosos e crianças após o início das chuvas em Porto Alegre. A proprietária acionou a Justiça e obteve decisões favoráveis à reintegração nos tribunais inferiores.

Na Reclamação (RCL) 70667, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPRS) argumentou que a medida vai contra a decisão do Supremo na ADPF 828, sobre desocupação forçada de imóveis, e a Resolução 510/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê procedimentos mínimos para garantir a saída de pessoas desabrigadas em situação de vulnerabilidade.

Ao avaliar o pedido, o ministro Gilmar Mendes apontou que o caso envolve uma situação de calamidade pública, o que demonstra a necessidade de um regime de transição para garantir a saída das famílias e assegurar os seus direitos.

Além disso, ressaltou que a proprietária está em negociação com a União, a Caixa Econômica Federal e os ocupantes para regularizar a situação. Segundo o relator, a União manifestou interesse na aquisição do imóvel, e o representante do grupo empresarial se mostrou aberto não só a essa negociação como à inclusão no programa de outros três imóveis do grupo. “Pelo que consta dos autos, as tratativas ainda se encontram em andamento”, concluiu.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

23:12, 23 Ago

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Sessão plenária do STF / Crédito: Nelson Jr./SCO/STF
EMPREGADOS

STF valida decreto que dispensa norma internacional sobre demissão sem justa causa; ENTENDA

A convenção cria parâmetros de proteção a trabalhadores nos casos de dispensa sem justa causa e, entre outros pontos, prevê que o empregado tem o direito de saber os motivos da sua demissão.

Ministro Alexandre de Moraes e Ciro Gomes
Posição

CIRO Gomes CRITICA Alexandre de MORAES por conta dos INQUÉRITOS abertos no STF

Para o ex-governador, o magistrado está "produzindo nulidades" que podem, "inclusive, garantir a impunidade dos malfeitores".

Ministro do STF, Alexandre de Moraes
Acusação

Moraes culpa 'organização criminosa' pelo vazamento das mensagens e diz que eles querem fechar o STF

As falas, divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo, indicam que o ministro pode ter utilizado de maneira  informal a Assessoria Especial de Enfrentamento á Desinformação (AEED) do TSE para justificar as investigações contra Bolsonaro e aliados.

mais notícias

+