Pernambuco, 22 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

STF mantém no cargo PM que PRESTOU CONCURSO sem a idade mínima exigida

Segundo a ação, o candidato conseguiu sua aprovação em todas as etapas e, ao ser nomeado e tomar posse, já tinha 21 anos.

Ricardo Lélis

20 de agosto de 2024 às 16:51   - Atualizado às 17:06

Policial militar do Ceará

Policial militar do Ceará Foto: Divulgação/ Governo do Ceará

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, manteve no cargo um candidato que prestou concurso público da Polícia Militar do Ceará aos 19 anos, apesar de o edital prever idade mínima de 21 para a participação.

A disputa pela vaga começou há 24 anos. O caso chegou ao Supremo por meio do Recurso Extraordinário (RE) 1486706, apresentado pelo Estado do Ceará contra decisão do Tribunal de Justiça estadual (TJ-CE) que permitiu ao candidato participar do concurso por meio de decisões judiciais. Ele conseguiu sua aprovação em todas as etapas e, ao ser nomeado e tomar posse, já tinha 21 anos.

O estado recorreu ao STF sob o argumento de contrariedade ao princípio da isonomia, pois o candidato foi autorizado a permanecer no concurso mesmo sem cumprir o requisito etário previsto no edital.

Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Entendimento do STF

Em decisão individual, o ministro André Mendonça, relator do caso, afirmou que, segundo a jurisprudência consolidada do Supremo, a limitação para participação em concursos somente é viável em razão da função a ser exercida e se estiver prevista em lei, e não apenas no edital.

No caso dos autos, Mendonça afirmou que, como não havia nenhuma lei prevendo idade mínima, a restrição não tinha suporte legal. O relator ainda relembrou que o caso transcorre no Judiciário há mais de duas décadas.

Veja Também

Em seguida, o Estado do Ceará questionou a decisão do relator por meio de recurso (agravo regimental), julgado na sessão virtual da Turma encerrada em 9 de  agosto.

Por unanimidade, o colegiado manteve o entendimento do ministro, especialmente porque o recurso apenas reitera alegações já afastadas na decisão individual.

Supremo Tribunal Federal

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:21, 22 Abr

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Gilmar Mendes e Romeu Zema.
Solicitação

Gilmar pede a Moraes para investigar Zema no inquérito das fake news por vídeo com sátira a STF

Na representação, o ministro apontou a suspeita de indícios de crime em uma publicação feita pelo ex-governador de Minas, que deixou o cargo em março para ser pré-candidato à Presidência da República.

André Mendonça e Daniel Vocaro
Autorização

Ministro André Mendonça libera 600 documentos sigilosos para a defesa de Vorcaro

De acordo com fontes do STF, o relator tem liberado documentos sigilosos aos advogados nos casos em que o acesso não prejudique a investigação

Ministro do STF, Edson Fachin.
Declaração

Edson Fachin, presidente do STF, admite que Supremo está "imerso em uma crise"

O ministro acrescentou ainda que há no país um cenário de "desconfiança institucional" e "intensa polarização".

mais notícias

+

Newsletter