Pernambuco, 12 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

IOF: Alexandre de Moraes decide validar decreto de Lula que aumenta o imposto; entenda

No mês passado, a medida foi suspensa após votação do Congresso e após a deliberação, o PSOL, o PL e a AGU entraram com ações no STF e levaram a discussão do caso para o Supremo.

Ricardo Lélis

17 de julho de 2025 às 07:15   - Atualizado às 07:17

Presidente Lula e ministro do STF Alexandre de Moraes.

Presidente Lula e ministro do STF Alexandre de Moraes. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu na quarta-feira, 16 de julho, manter a validade do decreto editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aumentar as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

No mês passado, o decreto foi suspenso após votação do Congresso. Após a deliberação, o PSOL, o PL e a Advocacia-Geral da União (AGU) entraram com ações na Corte e levaram a discussão do caso para o Supremo.

O decreto fazia parte de medidas elaboradas pelo Ministério da Fazenda para reforçar as receitas do governo e atender às metas do arcabouço fiscal. No fim de maio, o presidente Lula editou um decreto que aumentava o IOF para operações de crédito, de seguros e de câmbio.

Diante da pressão do Congresso, o governo editou, no início de junho uma medida provisória com aumento de tributos para bets (empresas de apostas) e para investimentos isentos.

A medida provisória também prevê o corte de R$ 4,28 bilhões em gastos obrigatórios neste ano. Em troca, o governo desidratou o decreto do IOF, versão que foi derrubada pelo Congresso.

Veja Também

Decisão

Na mesma decisão, Moraes decidiu manter suspensa uma regra prevista do decreto do IOF que prevê a incidência do imposto sobre operações de risco sacado. Contudo, o restante do decreto permanece válido.

A decisão do ministro também confirma a suspensão do decreto legislativo do Congresso que derrubou o decreto de Lula.

Ao manter a maior parte do decreto do IOF válido, Moraes disse que o trecho que prevê a incidência do imposto sobre entidades abertas de previdência complementar e entidades financeiras está de acordo com a Constituição.

“Não houve desvio de finalidade e, consequentemente, não há mais necessidade de manutenção da cautelar, pois ausente o risco irreparável decorrente de eventual exação fiscal irregular em montantes vultosos”, afirmou.

No entanto, o ministro entendeu que a parte que trata da incidência de IOF sobre operações de risco sacado extrapolou os limites da atuação do presidente da República e deve ser suspensa.

“As equiparações normativas realizadas pelo decreto presidencial das operações de risco sacado com operações de crédito feriram o princípio da segurança jurídica, pois o próprio poder público sempre considerou tratar-se de coisas diversas”, completou.

Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:30, 12 Mar

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Alexandre de Moraes
Ministro

EUA avaliam voltar a sancionar Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky

Discussão ocorre no governo Trump e envolve críticas à atuação do ministro do STF em temas ligados às redes sociais.

Senadores de Pernambuco, Fernando Dueire, Humberto Costa e Tereza Leitão.
Senado Federal

Entre três senadores de PE, apenas um apoia CPI contra Moraes e Toffoli

Fernando Dueire assinou pedido de investigação no Senado; Humberto Costa e Teresa Leitão ainda não aderiram à proposta.

Ministro do STF Cristiano Zanin.
Definido

Zanin é sorteado relator de ação que pede CPI do Master após Toffoli se declarar suspeito

A escolha foi feita pelo sistema eletrônico de distribuição de processos da Corte.

mais notícias

+

Newsletter