Pernambuco, 24 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Só 3,5% dos alunos do ensino médio público da Paraíba têm nível adequado em Português e Matemática

Desempenho extremamente baixo revela desigualdade educacional profunda.

Portal de Prefeitura

29 de setembro de 2025 às 14:10   - Atualizado às 14:28

Governador da Paraíba  com alunos de escola pública

Governador da Paraíba com alunos de escola pública Foto: Divulgação/Secom/Paraíba

A situação da rede pública de ensino médio na Paraíba revela um dos cenários mais preocupantes da educação brasileira. Segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025, apenas 3,5% dos alunos da rede pública no estado apresentam nível de aprendizado considerado adequado em Português e Matemática — disciplinas essenciais para o desenvolvimento acadêmico, profissional e cidadão.

Esse percentual alarmante é menos da metade da média geral do estado, que já é baixa: apenas 6,1% dos estudantes do ensino médio na Paraíba, incluindo redes públicas e privadas, alcançam o nível esperado de conhecimento nessas áreas. Na rede privada, o índice sobe para 21%, o que evidencia uma grave desigualdade educacional entre alunos de diferentes contextos sociais.

Para especialistas, o dado de 3,5% da rede pública é um reflexo direto da falta de investimento consistente, da precarização da formação docente, da ausência de suporte pedagógico e da infraestrutura deficiente em muitas escolas.

A crise no ensino médio público da Paraíba começa cedo. Ainda nos anos finais do ensino fundamental, apenas 8,2% dos alunos da rede pública atingem nível adequado de aprendizado. Nos anos iniciais, a situação melhora levemente, mas continua crítica: 28,5% alcançam o desempenho esperado no 5º ano.

Enquanto isso, a taxa de conclusão da pré-escola chega a 92%, mostrando que o acesso à educação melhorou, mas a qualidade do ensino na rede pública, especialmente no ensino médio, está muito aquém do necessário. Para Carla, é preciso pensar em uma transformação estrutural: “Revisar o currículo, valorizar os professores, oferecer formação contínua e garantir tempo integral são passos indispensáveis”.

Apenas 3,5% dos alunos da rede pública do ensino médio na Paraíba saem da escola com o mínimo necessário em Português e Matemática. Esse número não pode ser ignorado. É mais do que estatística — é um grito de socorro de um sistema que precisa urgentemente de resgate.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:53, 24 Out

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pastor Francisco Tércio, presidente da denominação
Eleições

Ministros da Assembleia de Deus Novas de Paz declara apoio a Flávio Bolsonaro

O posicionamento foi anunciado pelo pastor Francisco Tércio, presidente da denominação, em um vídeo nas redes sociais.

Tifanny Abreu.
Restrição

STJD mantém decisão da CBV que impede Tifanny de jogar a Superliga de vôlei

Com isso, o Tribunal de Justiça do Rio (RJ-RJ) vai oficializar, em breve, a queda da liminar que havia concedido à atleta trans para que ela pudesse atuar.

Metrô do Recife.
Eleições

Metrô do Recife terá passagem gratuita neste domingo (25), dia do segundo turno

De acordo com a CBTU, a iniciativa atende à Resolução nº 23.759/2026 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina a oferta gratuita de transporte coletivo urbano.

mais notícias

+

Newsletter