Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Senado aprova projeto de Teresa Leitão de incluir nome de Pedro Jorge, no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

28 de fevereiro de 2024 às 15:58

A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou nesta terça-feira (27) o projeto de lei 3663/2023, de autoria da senadora Teresa Leitão (PT-PE), que inscreve o nome do procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

Pedro Jorge foi assassinado em março de 1982, com três tiros à queima-roupa, quando saía de uma padaria, em Olinda, onde morava. O crime aconteceu apenas três meses depois que ele denunciou um esquema de corrupção que ficou conhecido como o “Escândalo da Mandioca”.

Foram denunciados oficiais da Polícia Militar de Pernambuco, um deputado estadual e outras 21 pessoas. O procurador tinha 35 anos, era casado e pai de duas filhas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Teresa Leitão (@teresaleitaope)

Veja Também

O esquema criminoso ocorreu entre os anos de 1979 e 1981, na cidade de Floresta, no sertão de Pernambuco. Os envolvidos se passavam por produtores rurais e conseguiam empréstimos no Banco do Brasil para plantação de mandioca. Em seguida, alegavam que a seca tinha destruído a plantação e ainda recebiam mais dinheiro, na forma de seguro agrícola.

Os acusados pelo assassinato do procurador – Elias Nunes, Euclides de Souza, José Lopes, Heronides Cavalcanti, Jorge Ferraz, Irineu Gregório Ferraz – são julgados e condenados. O mandante do crime, o major da PM de Pernambuco José Ferreira dos Anjos, ficou mais de 12 anos foragido.

O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, quando assumiu o cargo, em junho de 1995, reabriu o caso e, no mesmo ano, com ajuda da Polícia Federal, conseguiu capturar o major Ferreira. Ele foi foi condenado a 32 anos e seis meses de reclusão por assassinato e falsidade ideológica, mas foi posto em liberdade depois de 10 anos e sete meses de pena. Morreu em 2018, após uma parada cardíaca.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:00, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter