Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Segurança pública tem pior avaliação no governo Lula, aponta pesquisa Paraná

Levantamento mostra que quase metade dos brasileiros acredita que a violência aumentou no país sob a atual gestão.

Portal de Prefeitura

29 de outubro de 2025 às 14:42   - Atualizado às 14:46

Lula com Boné CPX

Lula com Boné CPX Ricardo Stuckert/Divulgação

A segurança pública aparece como o ponto mais crítico do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo pesquisa nacional divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Instituto Paraná Pesquisas. O levantamento mostra que 45,8% dos brasileiros acreditam que a situação da segurança pública piorou desde o início do atual mandato.

Apenas 17,2% dos entrevistados afirmaram que houve melhora, enquanto 33,9% disseram que o cenário permaneceu igual. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 24 de outubro de 2025, com 2.020 eleitores em 162 municípios de todos os 26 estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

O levantamento faz parte de um conjunto de avaliações sobre o desempenho do governo Lula em áreas consideradas prioritárias pela população, como Educação, Saúde, Economia e Segurança Pública. No recorte por setor, a segurança pública foi a que recebeu a pior percepção geral, ficando atrás da saúde e da economia.

Entre os fatores apontados por analistas para a piora na avaliação, estão o aumento da sensação de insegurança em grandes centros urbanos e a escalada da violência organizada em estados como Rio de Janeiro, Bahia, Ceará e São Paulo. Segundo dados recentes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o país registrou crescimento nas taxas de homicídios e crimes patrimoniais em 2024, tendência que preocupa especialistas e autoridades.

A pesquisa também reflete o impacto da cobertura midiática sobre episódios de violência envolvendo facções criminosas e ataques a forças policiais, que vêm ganhando destaque nas últimas semanas. A percepção de que o governo federal não tem atuado de forma coordenada com estados e municípios para enfrentar o problema aparece como um dos principais pontos de insatisfação entre os eleitores.

Veja Também

Por outro lado, áreas como Educação e Saúde tiveram desempenho um pouco melhor. Cerca de 36% dos entrevistados avaliaram positivamente os esforços do governo na educação, enquanto 29% disseram ver avanços na saúde.

A pesquisa do Instituto Paraná reforça um desafio político importante para o Planalto: reverter a imagem negativa da segurança pública e mostrar resultados concretos em uma área que, historicamente, tem grande peso na percepção de governo.

Com a aproximação das eleições municipais de 2026, a pauta da segurança tende a ganhar ainda mais destaque nos discursos de candidatos aliados e de oposição ao governo federal.

Fonte: Instituto Paraná Pesquisas (21 a 24 de outubro de 2025).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:17, 13 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter