Pernambuco, 28 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

SDS pune policial que cegou homem em protesto no Recife; vítima não participava do ato

23 de fevereiro de 2024 às 15:03

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) decidiu punir o pm Reinaldo Belmiro Lins por atirar e cegar um homem na Ponte Princesa Isabel, no bairro da Boa Vista.

No dia 19 de maio de 2021, esquerdistas realizaram um protesto pacífico contra o então presidente Jair Bolsonaro, na área central do Recife.

No momento de dispersão dos manifestantes, o 3º sargento do Batalhão de Choque efetuou um tiro de bala de borracha, que acabou atingindo o olho direito de Jonas Correia de França, que não estava participando do protesto.

Jonas havia largado do trabalho e estava passando pelo local para filmar a manifestação, quando foi atingido pelo disparo.

De acordo com as investigações da Corregedoria da SDS, afirmou que o policial "desferiu o referido disparo sem que houvesse necessidade, mesmo sendo de menor potencial ofensivo (MPO) o armamento utilizado".

Veja Também

Além disso, "deixou de cumprir obrigação a ele imposta ao não ter observado o tipo de munição que havia se armado".

Na portaria, divulgada nesta sexta-feira (23) e assinada pelo secretário da SDS, Alessandro Carvalho, constou que o pm será punido administrativamente com 30 dias de prisão.

Ainda vale ressaltar que Alessandro Carvalho determinou que o 3° sargento sofra mais duas punições, sendo cada uma com 21 dias de detenção para o militar.

Reinaldo pode ser condenado a cinco anos de prisão, pois é réu pelo crime de lesão corporal grave.

Caso condenado, não está descartado a possibilidade de instauração de novo processo administrativo disciplinar contra o 3º sargento, enfatizou o secretário de Defesa Social.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:51, 28 Mar

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senadores Tereza Cristina e Flávio Bolsonaro.
Bastidores

Tereza Cristina diz estar preparada para ser vice na chapa de Flávio Bolsonaro

A senadora também mencionou que acredita que o filho do ex-presidente é o candidato com mais chances de enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito.

Eduardo Honório entre Eduardo e Lula da Fonte.
Articulação

Honório tem pré-candidatura oficializada a deputado pela Federação União PP de Eduardo da Fonte

"Coloco meu nome à disposição com a responsabilidade de quem conhece de perto as necessidades do povo", disse o ex-prefeito de Goiana.

Zé de Irmã Têca anuncia sucessor na Superintendência da Pesca em Pernambuco.
Mudança

Zé de Irmã Têca anuncia sucessor na Superintendência da Pesca em Pernambuco

Durante a solenidade, foi destacada a relevância da atuação do Ministério da Pesca e Aquicultura, especialmente sob a condução do ministro André de Paula.

mais notícias

+

Newsletter