Pernambuco, 12 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Profissionais da Enfermagem decretam paralisação por falta de pagamento da Prefeitura de Olinda

O Satenpe informa que técnicos e auxiliares de enfermagem suspenderão as urgências de odontologia e maternidade do Hospital Tricentenário.

Gabriel Alves

16 de janeiro de 2026 às 10:22   - Atualizado às 13:39

Membros do Satenpe em frente ao Hospital Tricentenário, em Olinda, paralisando atividades por falta de pagamento.

Membros do Satenpe em frente ao Hospital Tricentenário, em Olinda, paralisando atividades por falta de pagamento. Foto: Redes Sociais/Reprodução

Membros do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Saten-PE) decretaram, nesta sexta-feira, 16 de janeiro, paralisação nas atividades. Segundo a categoria, a Prefeitura de Olinda não tem pago os salários dos trabalhadores do Hospital Tricentenário, referentes ao mês de dezembro. (veja vídeo abaixo)

Por meio de um vídeo, o Satenpe informa que técnicos e auxiliares de enfermagem manterão os atendimentos de urgência e emergência. Contudo, as urgências de odontologia e maternidade, não funcionarão.

O sindicato afirma que procurará tanto a Prefeitura, como a Secretaria de Saúde Municipal, para receber justificativas dos não pagamentos à unidade de saúde.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O Portal de Prefeitura solicitou, à gestão municipal, uma nota pedindo um posicionamento sobre o caso. A respeito disso, a prefeitura respondeu:

"A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o pagamento já foi efetuado nesta sexta-feira (16) e se encontra sob responsabilidade da administração do Hospital Tricentenário. A protelação se deu por questões técnicas no sistema de pagamento, tendo ocorrido o devido solucionamento diante da instituição financeira". 

Veja Também

Outra reivindicação

Membros do Sindicato de Vigilantes de Pernambuco (Sindesv-PE) gravaram um vídeo e publicaram, nas redes sociais, na quarta-feira, 14 de janeiro, em frente da Secretaria de Saúde de Olinda, município do Grande Recife, informando que protocolaram denúncias sobre supostos descumprimentos trabalhistas impostos à categoria.

No registro, a reivindicação foca nos profissionais que trabalham para a Alforge Vigilância, prestadora de serviços da secretaria municipal. Segundo os trabalhadores, são meses de ticket atrasado, salário pendente e os problemas se acumulam a cerca de cinco anos.

"O vigilante não consegue levar dignidade para dentro da sua casa porque não tem os seus vencimentos recebidos em dia. Isso que a gente está pedindo não é privilégio, mas direito ao recebimento no dia correto", comentou o sindicalista.

Secretaria de Saúde

Em uma semana marcada por alterações no secretariado da Prefeitura de Olinda, a gestão municipal informou ao site Portal de Prefeitura, que dos quatro ex-secretários apenas Ana Callou, da Secretaria de Saúde, entregou o comando do cargo após ter atuado nas gestões de Lupércio e Mirella.

Segundo esclareceu a comunicação do Palácio dos Governadores, o objetivo foi oxigenar o quadro com novos nomes e por isso a prefeita Mirella Almeida (PSD), realizou, as modificações em três pastas. As alterações foram feitas na Secretaria de Desenvolvimento Social, Gestão Urbana e Fazenda, com os secretários sendo devidamente exonerados por decisão da administração municipal.

Novos nomes já foram definidos, exceto na pasta de Desenvolvimento Social que será anunciado em breve. 

Rafael Arruda será o novo secretário de Gestão Urbana, no lugar de Manoel Carlos, enquanto Cláudia Tabosa que atualmente chefia a Olinprev vai acumular o comando da Secretaria da Fazenda, que era ocupado por Jackson Rocha.

No lugar de Ana Callou, que foi a única que pediu exoneração, a executiva de Saúde, Eveline Aragão, é quem assume de forma interinamente a pasta, a pedido da própria Callou.

Ainda de acordo com nota enviado ao Portal de Prefeitura, a gestão comenta que as mudanças visam ampliar as políticas sociais e gestão de infraestrutura no município. A Prefeitura disse também que tem como prioridade a garantia de mais conquistas para toda a população em obras, serviços e ações em cada bairro da cidade.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:59, 12 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter