Pernambuco, 21 de Junho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ricardo Nunes AFIRMA que LULA perderia a ELEIÇÃO se fosse hoje e 'em 2026, por margem MAIOR'

A fala do Prefeito de São Paulo acontece após o presidente do PSD, Gilberto Kassab, fazer as mesmas afirmações.

Kessya Goes

30 de janeiro de 2025 às 16:25   - Atualizado às 17:21

Prefeito Ricardo Nunes e Presidente Lula

Prefeito Ricardo Nunes e Presidente Lula Foto: Ricardo Strucker/PR

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou nesta quinta-feira, 30, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderia uma eleição se o pleito ocorresse hoje. Para ele, a situação será ainda mais desfavorável ao petista em 2026.

"E, em 2026, [Lula] perde por uma margem maior ainda. Porque a economia não está indo bem", disse Nunes em entrevista à rádio Nova Brasil.

O prefeito avaliou que o presidente enfrentará dificuldades para a reeleição diante dos possíveis adversários. "Creio que o presidente Lula vai ter muita dificuldade [de se reeleger], ainda mais com os nomes que devem estar vindo aí", disse.

As críticas do prefeito ocorrem um dia depois de o secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo e presidente do PSD, Gilberto Kassab, afirmar que Lula tem "cometido muitos erros" na política econômica e não venceria a eleição se fosse hoje. "Se fosse hoje, o PT não estaria na condição de favorito. Eles perderiam a eleição", disse o secretário. "Os partidos de centro estão criando uma alternativa para 2026."

A declaração de Kassab foi ironizada por Lula nesta quinta, em entrevista no Palácio do Planalto. "Quando vi a história do companheiro Kassab, comecei a rir. Quando ele disse que se a eleição fosse hoje eu perderia, eu olhei no calendário e percebi que a eleição é só daqui a dois anos e fiquei muito despreocupado, porque hoje não tem eleição", afirmou Lula.

Na entrevista, Nunes afirmou que Kassab é um dos políticos mais capacitados para analisar o quadro eleitoral. "Ele é um especialista nisso", afirmou o prefeito.

O prefeito de São Paulo destacou a diferença entre eleições locais e nacionais. "A gente sabe que, em uma eleição municipal, as pessoas olham muito o seu dia a dia, a sua vida na cidade. E, nas eleições nacionais, [pesam] muitas questões ideológicas, mas também pesa demais a questão econômica do País."

Nunes criticou a condução da economia pelo governo federal. Segundo ele, a inflação está acima da meta, o dólar subiu e os gastos foram elevados nos primeiros anos do mandato. "Normalmente, em uma gestão, você segura nos dois primeiros anos para fazer os maiores gastos nos dois anos finais, e eles já gastaram mais do que deveria agora. E nesses dois anos, deve ser pior", afirmou.

Ele também questionou a política fiscal do governo. "Se não tem responsabilidade fiscal, não vai dar certo." Para o prefeito, os impactos dessa gestão econômica ainda serão sentidos nos próximos anos. "A conta vai chegar."

Estadão conteúdo

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:03, 21 Jun

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Corpo de bombeiros no local da queda do balão.
Tragédia

Três pessoas que ficaram em balão que caiu em SC morreram carbonizadas e abraçadas, diz delegado

As 13 pessoas que sobreviveram a queda do balão foram levadas a um hospital de Praia Grande, sendo que cinco permanecem em observação, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Ciro Gomes com microfone na mão.
Articulação

Ciro Gomes negocia retorno ao PSDB após 28 anos para disputar o Governo do Ceará em 2026

As conversas são lideradas pelo ex-senador Tasso Jereissati, um dos principais nomes do partido no estado e ex-presidente nacional da legenda.

São João na Vila em Camaragibe.
Tradição

Camaragibe amplia festejos juninos com quatro dias de shows na Vila da Fábrica

Prefeito Diego Cabral anuncia programação até 24 de junho, com atrações como Conde, Tayara Andreza e Banda Aquárius.

mais notícias

+

Newsletter