Pernambuco, 25 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Relator da CPI do INSS afirma que vai pedir prisão do presidente do sindicato do irmão de Lula

"Nós não podemos permitir a manutenção da impunidade", disse o deputado Alfredo Gaspar ao justificar a solicitação.

Redação

10 de outubro de 2025 às 07:18   - Atualizado às 07:18

Relator da CPI do INSS afirma que vai pedir prisão do presidente do sindicato do irmão de Lula.

Relator da CPI do INSS afirma que vai pedir prisão do presidente do sindicato do irmão de Lula. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O relator da CPI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), afirmou que vai pedir a prisão preventiva do presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindinapi), Milton Baptista de Souza Filho. A entidade tem como vice-presidente Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No fim da sessão realizada nesta quinta-feira, ele sustentou que há evidências de envolvimento do depoente em crimes.

"O que importa é que os dados provados pela CGU e pela investigação CPMI permitiram saber que o sindicato meteu a mão com força no dinheiro do aposentado, do pensionista. E nós não podemos permitir a manutenção da impunidade. Assim como foi pedido prisão de todos os demais, faço questão de dizer que vou pedir a prisão preventiva do senhor Milton Cavalo e de muitos outros integrantes do Sindinapi", disse.

Ele também afirmou que a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União, que conduziram as investigações no âmbito da operação Sem Desconto já tinham conhecimento das ilegalidades cometidas pela entidade e optaram por não puní-la.

"Até esta data, as autoridades estavam botando a mão na cabeça do senhor Milton Cavalo e de toda a diretoria", disse. Em seguida, defendeu que o trabalho da CPI refez a trilha da força-tarefa e encontrou crimes do depoente. "Aquilo que a gente apresentou hoje, a Polícia Federal já sabia faz tempo. Nós não copiamos de lá, não. Nós produzimos com facilidade o esquema da organização criminosa."

Milton Baptista de Souza Filho ficou em silêncio durante seu depoimento à CPI e só falou para responder ao ex-ministro de Lula e deputado do PT Paulo Pimenta (RS) sobre a atuação do irmão do presidente da República no sindicato.

Veja Também

"Contrariando o meu advogado, quero dizer que ele nunca teve esse papel administrativo no sindicato, só político, de representação sindical. Nada mais do que isso", disse. "Não precisei em nenhum momento solicitar a ele que abrisse qualquer porta do governo."

Estadão Conteúdo

TAGS

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:32, 25 Ago

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Prefeito de Cupira, Duda Lira, fecha com Marília Arraes para o Senado e fortalece candidatura da pedetista no Agreste
Reforço

Prefeito de Cupira, Duda Lira, fecha com Marília Arraes para o Senado e fortalece candidatura da pedetista no Agreste

A adesão fortalece a presença da candidata na região e evidencia sua capacidade de construir alianças para além das fronteiras partidárias.

Lula com os evangélicos.
Estratégia

PT cria rede com mil comitês evangélico para ampliar apoio a Lula nas eleições de 2026

A estratégia busca aproximar o presidente do eleitorado evangélico, segmento em que Flávio Bolsonaro aparece à frente nas pesquisas.

A pesquisa espontânea é diferente do cenário estimulado, no qual os entrevistados recebem uma relação de candidatos para escolher.
Eleições

SIMPLEX/CBN: Raquel Lyra abre 13% de vantagem na espontânea e marca 39,6% contra 26,9% de João Campos

A pesquisa ouviu 1.067 eleitores entre os dias 16 e 21 de agosto. Além disso, possui margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.

mais notícias

+

Newsletter