Pernambuco, 06 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

INSS: Sindicato ligado a irmão de Lula volta a ser alvo de operação da PF

O Sindnapi é investigado em um esquema que realizava descontos ilegais em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS

Ricardo Lélis

09 de outubro de 2025 às 10:02   - Atualizado às 10:02

Frei Chico, irmão e Lula, ao lado da bandeira do presidente.

Frei Chico, irmão e Lula, ao lado da bandeira do presidente. Foto: Divulgação

O Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), que tem o irmão do presidente Lula (PT), José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, como vice-presidente, é um dos alvos de nova operação da Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (9).

O presidente da instituição é esperado para depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga descontos ilegais de pensionistas e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Confira nota do sindicato:

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (SINDNAPI), por meio de seus advogados, manifesta sua surpresa com o cumprimento de mandados de busca e apreensão na manhã de hoje em sua sede em São Paulo, bem como na casa de seu Presidente e alguns Diretores, em operação deflagrada pela Polícia Federal em nova fase da “Operação Sem Desconto”.

Esclareça-se que os advogados não tiveram acesso ao inquérito policial, ao conteúdo das razões da representação policial ou dos fundamentos da decisão que autorizou a deflagração da medida cautelar, mas reitera seu absoluto repúdio e indignação com quaisquer alegações de que foram praticados delitos em sua administração ou que foram realizados descontos indevidos de seus associados.

A exemplo do procedimento adotado nas demais demandas judiciais, o SINDNAPI comprovará a lisura e legalidade de sua atuação, sempre em prol de seus associados, garantindo-lhes a dignidade e respeito que são devidos.

Requerimento

A CPMI do INSS aprovou no dia 4 de setembro, requerimentos que miram o Sindnapi. Um deles, de autoria da deputada Adriana Ventura (Novo-SP), requer informações sobre pessoas que, mediante procuração, adquiriram poderes para atuar em nome da entidade, do Frei Chico, entre 2015 e 2023.

Integrantes da comissão dizem que esse requerimento pode servir para encontrar digitais do irmão de Lula no esquema fraudulento de descontos associativos de aposentados.

O outro requerimento, também de autoria de Ventura, pede ao INSS a identificação dos números de contas bancárias informadas pelo Sindnapi para o recebimento de recursos do Fundo do Regime Geral da Previdência Social entre 2015 e 2025.

"Há fortes indícios de que, assim como em outras entidades sindicais do mesmo setor, o Sindnapi tenha utilizado acordos de cooperação técnica e convênios com o INSS para operacionalizar filiações em massa e arrecadar valores diretamente das aposentadorias, sem consentimento informado de grande parte dos filiados", justifica a deputada.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:38, 06 Nov

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Máquina flegráfica.
Operação

Grande Recife: PF investiga fraude e lavagem de dinheiro no financiamento do BNB

Foram apreendidos veículos, documentos e mídias de interesse para a investigação e que são proveito ou produto dos crimes investigados.

Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.
Vídeo

Prefeito de Sorocaba é afastado do cargo durante operação da PF que investiga fraudes na Saúde

O gestor municipal, que cumpre agenda em Brasília nesta semana, comentou o afastamento por meio das redes sociais.

Cicero Lucena
Apuração

Prefeito de João Pessoa é investigado pela PF por suspeita de elo com facção criminosa, revela site

Reportagem aponta que Cícero Lucena foi supostamente beneficiado com a ação de organização que coagiu eleitores durante o pleito do ano passado.

mais notícias

+

Newsletter