Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raul Jungmann rebaixa Moro e diz que redução da criminalidade é mérito dos Estados

O antecessor na pasta da Segurança Pública afirmou que maior parte dos investimentos em segurança são dos Estados. 

14 de janeiro de 2020 às 11:15

[caption id="attachment_35480" align="aligncenter" width="1140"] Foto: Valter Campanato/Agência Brasil[/caption] Raul Jungmann, que foi antecessor de Sergio Moro na pasta da Segurança Pública, disse nesta terça-feira (14), em entrevista à Rádio Jornal, que o mérito na redução da criminalidade é dos estados. “Nem o governo anterior nem o atual. Constitucionalmente, quem cuida da segurança pública são os governos estaduais”,argumentou ele. O desentendimento entre o atual ministro e o anterior começou pelo Twitter, há cerca de dez dias, quando Moro publicou: “Crimes caíram em todo o país em percentuais sem precedentes históricos em 2019. Leio de alguns “especialistas” em segurança pública que o Gov Federal não tem nada a ver com isso”.  De acordo com o ex-ministro, as gestões estaduais são os responsáveis por 85% dos investimentos em segurança pública e disse que estados têm forças policiais com atribuições específicas para prevenir e combater homicídios. “Não é atribuição do governo federal lidar com os homicídios”.  Jungmann aproveitou para enumerar ações desenvolvidas durantes seu comando na pasta. “É uma questão de honestidade. No governo anterior, colaboramos, sim. Criamos o Susp [Sistema Único de Segurança Pública], investimos dinheiro das loterias para segurança. Mas o protagonismo é efetivamente dos estados”, disse.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:42, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter