Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra se aproxima do PT e nomeia indicado do partido para o ProRural

Anteriormente, o cargo era ocupado por indicado pelo deputado Coronel Meira, aliado de Jair Bolsonaro.

Everthon Santos

08 de novembro de 2024 às 11:48   - Atualizado às 11:48

Raquel Lyra e Lula.

Raquel Lyra e Lula. Foto: Divulgação

Em Pernambuco, o Partido dos Trabalhadores (PT) se aproximou da governadora Raquel Lyra (PSDB) por meio de uma indicação. Maurício de Josué, vice-prefeito de Águas Belas e importante figura do PT, foi nomeado para o cargo de diretor-geral do ProRural, órgão que desempenha uma papel central no desenvolvimento econômico do estado.

Na última eleição, Maurício de Josué disputou o cargo de prefeito de Águas Belas, mas foi derrotado por uma margem de apenas 550 votos. Sua indicação ao ProRural, um órgão com status equivalente ao de presidente, é vista como um reforço no papel do PT dentro do governo de Raquel Lyra.

O apoio ao nome de Maurício veio, entre outros, do presidente estadual do PT, Doriel Barros, e do prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo. Antes de Maurício assumir a função, a posição era ocupada por Mychel Ferraz, indicado pelo deputado federal Coronel Meira (PL), aliado de Jair Bolsonaro.

A mudança de nome no cargo reflete a evolução das alianças políticas no estado e sinaliza um afastamento de figuras bolsonaristas do governo estadual, ao passo que aproxima a gestão de Raquel Lyra do PT.

Possível ida de Raquel para o PSD

A movimentação política em Pernambuco já começa a desenhar novos cenários para a disputa de 2026, com uma potencial aliança entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e a governadora Raquel Lyra. Após recentes atritos entre o PT e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), surgem indicações de que o PT estaria avaliando um possível apoio à governadora, caso ela decida se filiar ao PSD, partido que integra a base do governo federal.

Veja Também

O contexto do afastamento entre o PT e João Campos envolve disputas por espaço e diferenças em algumas pautas. O gestor da capital pernambucana se negou a colocar um vice indicado pela sifla na sua chapa. Essa movimentação parece ter despertado a atenção do PT, que, em busca de alianças estratégicas, começa a pensar na governadora Raquel Lyra como uma alternativa viável para formar uma nova base de apoio em Pernambuco.

Nos bastidores, o PT enxerga essa aliança com otimismo, acreditando que Raquel Lyra poderia contribuir para fortalecer a presença do partido em Pernambuco e enfrentar a força do PSB. Para Raquel Lyra, por sua vez, o apoio do PT, juntamente com o apoio do presidente Lula, representaria uma oportunidade de construir uma base de apoio ainda mais sólida, sobretudo em um momento em que o PSDB, seu partido atual, enfrenta dificuldades de articulação em âmbito nacional.

Atualmente, o PSDB conta com apenas três governadores. Além de Raquel Lyra, o partido é liderado por Eduardo Leite, no Rio Grande do Sul, e Eduardo Riedel, no Mato Grosso do Sul. A saída da gestora de Pernambuco, uma das principais promessas da sigla, seria mais um golpe na tentativa do PSDB de reconquistar relevância no cenário político nacional.

Embora o PSDB tenha encolhido no cenário brasileiro, em Pernambuco o partido obteve resultados consideráveis nas eleições municipais. Sob a liderança de Raquel Lyra, a sigla ampliou sua presença, conquistando 32 prefeituras no estado.

Um dos resultados mais significativos foi a reeleição de Rodrigo Pinheiro (PSDB), aliado político de Raquel, em Caruaru, obtida logo no primeiro turno, o que parecia improvável até pouco tempo antes da eleição. Mas a atuação da governadora não se restringiu a Caruaru. Em Jaboatão, ela apoiou a reeleição de Mano Medeiros (PL), que também venceu no primeiro turno após um crescimento notável na reta final da campanha. Em Olinda, Raquel apoiou Mirella Almeida (PSD), que venceu a eleição no segundo turno. Em Paulista, Ramos (PSDB), também aliado da gestora estadual, venceu a eleição do segundo turno. Em Igarassu, a governadora comemorou a reeleição da Professora Elcione (PSDB), uma de suas principais aliadas na Região Metropolitana do Recife.

No interior, Raquel também contribuiu para as vitórias de Fabinho (PRD), em Salgueiro, o maior município do Sertão Central, e de Zeca Cavalcanti (PODE), em Arcoverde, principal cidade do Sertão do Moxotó. 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

01:44, 14 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter