Raquel Lyra e Lula. Foto: Divulgação
Em Pernambuco, o Partido dos Trabalhadores (PT) se aproximou da governadora Raquel Lyra (PSDB) por meio de uma indicação. Maurício de Josué, vice-prefeito de Águas Belas e importante figura do PT, foi nomeado para o cargo de diretor-geral do ProRural, órgão que desempenha uma papel central no desenvolvimento econômico do estado.
Na última eleição, Maurício de Josué disputou o cargo de prefeito de Águas Belas, mas foi derrotado por uma margem de apenas 550 votos. Sua indicação ao ProRural, um órgão com status equivalente ao de presidente, é vista como um reforço no papel do PT dentro do governo de Raquel Lyra.
O apoio ao nome de Maurício veio, entre outros, do presidente estadual do PT, Doriel Barros, e do prefeito de Águas Belas, Luiz Aroldo. Antes de Maurício assumir a função, a posição era ocupada por Mychel Ferraz, indicado pelo deputado federal Coronel Meira (PL), aliado de Jair Bolsonaro.
A mudança de nome no cargo reflete a evolução das alianças políticas no estado e sinaliza um afastamento de figuras bolsonaristas do governo estadual, ao passo que aproxima a gestão de Raquel Lyra do PT.
A movimentação política em Pernambuco já começa a desenhar novos cenários para a disputa de 2026, com uma potencial aliança entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e a governadora Raquel Lyra. Após recentes atritos entre o PT e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), surgem indicações de que o PT estaria avaliando um possível apoio à governadora, caso ela decida se filiar ao PSD, partido que integra a base do governo federal.
O contexto do afastamento entre o PT e João Campos envolve disputas por espaço e diferenças em algumas pautas. O gestor da capital pernambucana se negou a colocar um vice indicado pela sifla na sua chapa. Essa movimentação parece ter despertado a atenção do PT, que, em busca de alianças estratégicas, começa a pensar na governadora Raquel Lyra como uma alternativa viável para formar uma nova base de apoio em Pernambuco.
Nos bastidores, o PT enxerga essa aliança com otimismo, acreditando que Raquel Lyra poderia contribuir para fortalecer a presença do partido em Pernambuco e enfrentar a força do PSB. Para Raquel Lyra, por sua vez, o apoio do PT, juntamente com o apoio do presidente Lula, representaria uma oportunidade de construir uma base de apoio ainda mais sólida, sobretudo em um momento em que o PSDB, seu partido atual, enfrenta dificuldades de articulação em âmbito nacional.
Atualmente, o PSDB conta com apenas três governadores. Além de Raquel Lyra, o partido é liderado por Eduardo Leite, no Rio Grande do Sul, e Eduardo Riedel, no Mato Grosso do Sul. A saída da gestora de Pernambuco, uma das principais promessas da sigla, seria mais um golpe na tentativa do PSDB de reconquistar relevância no cenário político nacional.
Embora o PSDB tenha encolhido no cenário brasileiro, em Pernambuco o partido obteve resultados consideráveis nas eleições municipais. Sob a liderança de Raquel Lyra, a sigla ampliou sua presença, conquistando 32 prefeituras no estado.
Um dos resultados mais significativos foi a reeleição de Rodrigo Pinheiro (PSDB), aliado político de Raquel, em Caruaru, obtida logo no primeiro turno, o que parecia improvável até pouco tempo antes da eleição. Mas a atuação da governadora não se restringiu a Caruaru. Em Jaboatão, ela apoiou a reeleição de Mano Medeiros (PL), que também venceu no primeiro turno após um crescimento notável na reta final da campanha. Em Olinda, Raquel apoiou Mirella Almeida (PSD), que venceu a eleição no segundo turno. Em Paulista, Ramos (PSDB), também aliado da gestora estadual, venceu a eleição do segundo turno. Em Igarassu, a governadora comemorou a reeleição da Professora Elcione (PSDB), uma de suas principais aliadas na Região Metropolitana do Recife.
No interior, Raquel também contribuiu para as vitórias de Fabinho (PRD), em Salgueiro, o maior município do Sertão Central, e de Zeca Cavalcanti (PODE), em Arcoverde, principal cidade do Sertão do Moxotó.
2
02:38, 14 Fev
24
°c
Fonte: OpenWeather
Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
mais notícias
+