Pernambuco, 12 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel comenta saída do PSDB, apoio de Lula para sua reeleição e destaca que está trabalhando por PE

Enquanto 2026 não chega, a governadora fortalece ainda mais o seu partido, filiando novos prefeitos pernambucanos. Nesta semana, o PSD chegou a 67 prefeituras.

Jameson Ramos

12 de junho de 2025 às 09:08   - Atualizado às 09:09

Presidente Lula e a governadora Raquel Lyra.

Presidente Lula e a governadora Raquel Lyra. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Pouco mais de 60 dias depois de ter deixado o PSDB e migrado para o PSD de olho na sua reeleição em 2026, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, explicou - em entrevista à coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles, o que motivou a sua saída da legenda tucana.

De acordo com Raquel, a falta de segurança partidária e a busca por estabilidade política foram os maiores pesos para a saída do PSDB. 

“Eu precisava estar em um partido que me desse mais estabilidade, segurança. Tenho certeza que estou no caminho certo. Depois de mim, Eduardo Leite [governador do Rio Grande do Sul] também chegou”, declarou a governadora.

Raquel Lyra disse que cumpriu todos os ciclos dentro do PSDB e destacou que as discussões internas também contribuíram para a sua saída da sigla após quase 10 anos.

“Eu cumpri um ciclo dentro do PSDB. Tive a oportunidade de ser eleita e reeleita prefeita de Caruaru, minha cidade. Disputei [o governo de] Pernambuco. Havia muitas discussões internas dentro do próprio PSDB, que acabaram culminando na minha decisão de sair do partido", revelou ainda durante a entrevista. 

"Sou grata pela oportunidade de ter estado no partido, de disputar as eleições, mas agora é hora de começar um novo ciclo. Estou muito feliz no PSD. Fui muito bem recebida pelo partido, pelo próprio presidente [Gilberto] Kassab e pelas lideranças políticas. Estamos fortalecendo o partido em Pernambuco, em um movimento que, inclusive, me elegeu governadora do estado”, complementou.

Lula em 2026

Embora mantenha uma boa relação com o presidente Lula, Raquel disse ao colunista Igor Gadelha que não recebeu nenhuma garantia de apoio do petista para o próximo ano.

“Não [recebi garantia de apoio]. Vamos cuidar de 2026 em 2026. Acho que ele [Lula] também está feliz. Vamos focar em entregar resultados relevantes para lá. Isso ele tem mencionado em cada oportunidade de estar juntos fazendo entregas. Agora, não ficamos de braços cruzados esperando culpados pelos desafios que enfrentamos em Pernambuco”, completou.

Fortalecimento

Enquanto 2026 não chega, a governadora fortalece ainda mais o seu partido, filiando novos prefeitos pernambucanos. Nesta semana, o PSD chegou a 67 prefeituras no estado, com a chegada da prefeita de Dormentes, Corrinha de Geomarco, que trocou o PSB pela legenda de Raquel Lyra.

Da redação do Portal, com informações da coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

00:09, 12 Jul

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra (PSD), governadora de Pernambuco
Família

Denunciante que travou publicidade da gestão Raquel Lyra é primo legítimo de vice-presidente do TCE

Além disso, o advogado Pedro Queiroz Neves, foi nomeado em fevereiro deste ano como assessor, com cargo de confiança, no gabinete do deputado estadual Rodrigo Farias (PSB), vice-líder da oposição na Alepe.

Ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente Lula.
Futuro

Brasil falha em meta de alfabetização e ainda tem 4 em cada 10 crianças sem saber ler aos 8 anos

Apesar de avanço em 2024, país não alcança objetivo do MEC e escancara desigualdade educacional entre estados.

Lula da Fonte.
Solicitação

Lula da Fonte cobra Ministério da Saúde por medicamento de R$ 16 milhões para doença rara

O deputado federal Lula da Fonte quer entender por que muitas crianças ainda não receberam o medicamento.

mais notícias

+

Newsletter