Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra relembra formação na PF e diz que experiência orienta sua gestão em Pernambuco

A governadora destacou que não imaginavao quanto cada aprendizado em investigação seria determinante para os desafios que enfrenta no Executivo estadual.

Redação

12 de setembro de 2025 às 14:39   - Atualizado às 14:40

Raquel Lyra no Curso de Formação da Polícia Federal.

Raquel Lyra no Curso de Formação da Polícia Federal. Foto: Divulgação

Na quinta-feira, 11 de setembro, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), usou suas redes sociais para relembrar o período em que esteve na Academia Nacional de Polícia, em Brasília, durante sua formação como delegada da Polícia Federal.

Em sua publicação, Raquel destacou que não imaginava, na época, o quanto cada aprendizado em investigação e inteligência policial seria determinante para os desafios que enfrenta atualmente à frente do Executivo estadual.

Segundo a governadora, a experiência adquirida no período de formação continua sendo uma das principais referências na condução das políticas públicas de segurança em Pernambuco.

“Hoje, o que aprendi como Polícia Federal dá norte ao nosso governo para seguir firme, investindo em estratégias, fortalecendo a integração das forças de segurança e enfrentando de frente o crime organizado. É dedicação diária e muito compromisso para garantir mais tranquilidade e justiça para o nosso povo”, declarou.

A fala da Raquel Lyra ocorre em meio a uma série de medidas de reforço da segurança pública no estado. A governadora tem reiterado que a redução da violência e o combate ao crime organizado estão entre as prioridades de sua gestão.

Veja Também

Entrega de armas

A governadora Raquel Lyra entregou mais um importante pacote de R$ 15 milhões em investimentos de segurança pública dentro do programa Juntos pela Segurança.

Durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas, foram entregues 5.923 pistolas Glock calibre 9 milímetros, 6.700 algemas, 18 drones, 217 tablets e um veículo de transporte de cães para operações da Polícia Civil.

O objetivo é fortalecer a atuação das forças de segurança em todas as regiões do Estado, ampliando a capacidade operacional e garantindo mais eficiência no combate à criminalidade.

“Estamos entregando equipamentos com tecnologia e armamentos de alta precisão, para que a gente garanta mais segurança pública no Estado. Passou o tempo em que as forças de segurança recebiam os equipamentos que não eram atualizados, o que não garantia a melhor precisão nem execução das tarefas policiais. Os novos equipamentos permitem que o policial proteja a sociedade, mas volte para casa com segurança, além de garantir não só o combate à criminalidade, mas também as investigações necessárias”, destacou a governadora Raquel Lyra.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os equipamentos serão distribuídos por todo o Estado.

“Desde o início da gestão, foi tomada a decisão estratégica de não só recompletar o efetivo das forças policiais, mas principalmente dar melhores condições de trabalho a policiais e bombeiros que todos os dias saem de casa e arriscam suas vidas para proteger a sociedade pernambucana. Tudo isso sintetiza a atenção que o Governo de Pernambuco dá à segurança”, afirmou o secretário.

O pacote também incluiu equipamentos considerados estratégicos para o dia a dia das forças policiais.

O comandante-geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres, explicou que os equipamentos são reconhecidos pela confiabilidade e precisão, ampliando a eficácia das operações em diferentes cenários. 

"Hoje fazemos história com o recebimento desse material, que é de última geração. Tratamos aqui de pistolas do tipo Glock e armas curtas de utilização individual por todo o nosso efetivo. Também recebemos drones com câmera termal, que são fundamentais para o rastreamento de indivíduos em matas e área de caatinga no dia, mas especialmente à noite", disse o comandante-geral. 

Presente na entrega, o deputado federal Mendonça Filho afirmou que a iniciativa estadual é histórica.

"Reforço objetivo e determinado do Governo do Estado para garantir mais segurança à população. Esse é o caminho e está muito claro para os pernambucanos a prioridade dada pela gestão", disse. A deputada estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Socorro Pimentel também enalteceu a entrega. “Por muito tempo, as forças policiais não tiveram equipamentos adequados, agora vão trabalhar com equipamentos de ponta para que possam assegurar a vida das pessoas e a sua própria vida", afirmou a deputada. 

Desde 2023, o Governo de Pernambuco já entregou uma série de equipamentos e reforços à segurança pública, entre eles: 16,9 mil coletes balísticos, 10.773 pistolas, 500 tasers, 15 mil instrumentos de menor potencial ofensivo, softwares de perícia, 136 veículos próprios e quase 2.900 viaturas operacionais locadas, ampliando em 23,5% a frota disponível.

Também participaram da cerimônia de entrega os deputados estaduais William Brígido, France Hacker, Izaías Regis e Joel da Harpa; os secretários estaduais Hercílio Mamede (Casa Militar), Juliana Gouveia (Mulher), Túlio Vilaça (Casa Civil) e Eduardo Vieira (Gabinete da Governadora); o vice-prefeito de Paulista, Felipe Andrade; delegado-geral da Polícia Civil, Renato Rocha; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Cantarelli, e de Defesa Civil, coronel Clóvis Ramalho, o gerente-geral de Polícia Científica, Wagner Bezerra, e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco, Cleiton Medeiros.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:19, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Agora É Rubem e João Campos.
Pergunta

"Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

mais notícias

+

Newsletter