Pernambuco, 13 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Governo Raquel Lyra publica edital para restauração da antiga Fábrica Tacaruna

O espaço abrigará o Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Pernambuco (Ceforpe) e receberá investimento estimado em R$ 110 milhões.

Isabella Lopes

25 de dezembro de 2025 às 14:16   - Atualizado às 14:16

Governadora Raquel Lyra.

Governadora Raquel Lyra. Foto: Miva Filho/Secom

O Governo de Pernambuco publicou o edital de licitação para a reforma e requalificação da antiga Fábrica Tacaruna, localizada na divisa entre Recife e Olinda, na Região Metropolitana. O espaço abrigará o Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Pernambuco (Ceforpe) e receberá investimento estimado em R$ 110 milhões.

Segundo o edital divulgado no Diário Oficial do Estado, as obras terão prazo de execução de 18 meses a partir da assinatura da ordem de serviço. O projeto prevê a transformação de uma área com mais de 6 mil metros quadrados em um espaço moderno, voltado à formação continuada de profissionais da rede estadual de ensino, sem perder as características históricas do imóvel.

O futuro Ceforpe contará com nove salas de aula e uma ampla estrutura de apoio pedagógico. O projeto inclui seis laboratórios básicos, voltados às áreas de química, física, matemática, biologia, informática e robótica. Também estão previstos seis laboratórios especializados, destinados a atividades como Língua Brasileira de Sinais (Libras), educomunicação, cultura maker, teatro e corporalidade, música e ensino de línguas.

Além disso, o equipamento contará com biblioteca, laboratório multiuso, salas de recursos pedagógicos, estúdios de TV, rádio escola, mini gráfica e espaços de convivência abertos ao público, ampliando o acesso da comunidade ao novo centro.

Preservação do patrimônio histórico

A proposta mantém o compromisso com a preservação da antiga fábrica, tombada pelo Estado desde 1994. O projeto garante a conservação das fachadas e das paredes internas remanescentes, além da implantação de uma nova estrutura independente, sem interferência nas alvenarias originais.

Veja Também

Para a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a iniciativa representa uma nova função social para o imóvel histórico, que passa a integrar o cotidiano da educação pública estadual.

Fiscalização e parcerias

A Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) ficará responsável pela fiscalização das obras. O desenvolvimento do projeto contou com a participação da Fundarpe, da Secretaria Estadual de Educação e da Secretaria de Projetos Estratégicos.

Inaugurada em 1895, a Fábrica Tacaruna encerrou suas atividades industriais em 1922 e permanece como um dos marcos históricos da Região Metropolitana do Recife, agora com nova vocação voltada ao ensino e à formação profissional.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:32, 13 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Candidato a deputado estadual pelo PSD, César Ramos se reúne com a vereadora Erika Uchôa, moradores e apoiadores durante agenda política no município
Agenda

César Ramos recebe lideranças ligadas a vereadora Erika Uchôa e amplia sua atuação política

Durante o encontro, o candidato a deputado estadual pelo PSD, apresentou propostas e ouviu demandas e sugestões dos participantes.

Ministro Edson Fachin, presidente do STF.
Master

Fachin assume relatoria de caso sobre Alexandre de Moraes e Daniel Vorcaro no STF

A mudança na relatoria ocorreu no sábado, 12 de setembro, após o ministro André Mendonça encaminhar o processo à Presidência do STF.

Marília Arraes, candidata ao Senado por Pernambuco
Agenda

Marília Arraes faz novo giro pelo Agreste e amplia mobilização da Frente Popular

Candidata ao Senado esteve em Orobó, Casinhas, Santa Cruz do Capibaribe e Surubim ao lado de João Campos, Humberto Costa e lideranças da região

mais notícias

+

Newsletter