Pernambuco, 14 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

RAQUEL LYRA propõe separar SECRETARIA de Educação e Esportes e CRIAR PASTA da Causa Animal

A governadora enviou os projetos de lei à Assembleia Legislativa do Estado (Alepe) para realizar esse conjunto de ajustes administrativos em sua gestão.

Ricardo Lélis

05 de dezembro de 2024 às 17:22   - Atualizado às 17:22

Governadora Raquel Lyra

Governadora Raquel Lyra Foto: Portal de Prefeitura

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), enviou à Assembleia Legislativa do Estado (Alepe) um projeto de lei para desmembrar a atual Secretaria de Educação e Esportes (SEE) em duas pastas independentes: uma focada na Educação e outra dedicada ao Esporte.

A medida, encaminhada na última segunda-feira, 2 de dezembro, faz parte de um conjunto de ajustes administrativos no secretariado estadual.  

Além dessa separação, o governo estadual propôs a criação da Secretaria Executiva da Causa Animal, visando atender demandas específicas de proteção e bem-estar dos animais.

Essas mudanças são interpretadas como parte de uma estratégia política para reorganizar a estrutura administrativa e ampliar a presença de partidos na composição do governo.  

Na justificativa apresentada à Alepe, o governo estadual argumenta que a divisão da SEE permitirá maior eficiência e especialização na execução de políticas públicas.

Veja Também

A proposta prevê que a nova Secretaria de Educação terá como foco assegurar o acesso universal ao ensino e alinhar ações com o Ministério da Educação e redes municipais.  

Já a Secretaria de Esportes será encarregada de planejar, executar e monitorar políticas públicas voltadas ao desempenho esportivo, além de fomentar a prática de atividades físicas e de lazer em todo o estado.  

As propostas fazem parte de uma minirreforma administrativa e foram apresentadas em regime de urgência. A expectativa é que os deputados estaduais votem o projeto ainda em 2024.

Caso aprovado, o desmembramento e a criação das novas pastas deverão impactar diretamente a gestão estadual, com mudanças tanto na articulação política quanto na estrutura administrativa. 

Raquel exonera secretário

A Operação Chamada Restrita, que desarticulou na última terça-feira (3) quadrilha de detentos que extorquiam por telefone, derrubou o secretário-executivo da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), André de Araújo Albuquerque, segundo mais importante na hierarquia da Secretaria, e o diretor do Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Charles Belarmino de Queiroz Silva, segundo informações do Blog de Ricardo Antunes.

Segundo a matéria, ambos foram surpreendidos pelas exonerações, publicadas no Diário Oficial do estado na terça-feira da deflagração da Operação Chamada Restrita. Só souberam que estavam demitidos dos cargos quando chegaram aos seus locais de trabalho.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:38, 14 Fev

Imagem Clima

24

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter