Na disputa pelo governo estadual, Raquel Lyra (PSD) recebeu 10.456 votos no município, o equivalente a 55,09% dos votos válidos.
05 de outubro de 2026 às 11:08 - Atualizado às 11:10
Raquel Lyra lidera votação em Nazaré da Mata com apoio da prefeita Aninha da Ferbom. Foto: Divulgação
A votação do primeiro turno das Eleições 2026 terminou com os candidatos apoiados pela prefeita Aninha da Ferbom (PSD) em primeiro lugar nas principais disputas em Nazaré da Mata, na Mata Norte de Pernambuco. Os nomes escolhidos pelo grupo político da gestora lideraram as votações para o Governo de Pernambuco, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.
Na disputa pelo governo estadual, Raquel Lyra (PSD) recebeu 10.456 votos no município, o equivalente a 55,09% dos votos válidos. O segundo colocado, João Campos (PSB), teve 8.291 votos. A diferença entre os dois chegou a 2.165 votos.
O número obtido por Raquel também ficou acima da votação alcançada pela própria Aninha da Ferbom na eleição municipal de 2024. Na ocasião, a atual prefeita foi eleita com 10.102 votos. Nas eleições deste ano, a candidata ao governo apoiada pelo grupo teve 354 votos a mais na cidade.
O desempenho dos candidatos apoiados pela prefeita também se repetiu nas demais eleições realizadas neste domingo (4).
Para o Senado, o mais votado em Nazaré da Mata foi Humberto Costa (PT). Na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados, Marcelo Gouveia (Podemos) ficou em primeiro lugar no município, com 4.951 votos.
Para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o candidato mais votado na cidade foi Gustavo Gouveia, que recebeu 3.165 votos.
Com os resultados, os candidatos apoiados pelo grupo político da prefeita terminaram na liderança em todas as disputas mencionadas na cidade. Em declaração após a votação, Aninha avaliou que o resultado representa uma demonstração de confiança dos eleitores nas escolhas feitas pelo grupo.
“Quando a gente olha para o resultado completo, percebe que não foi uma votação de um nome só. As pessoas acolheram as escolhas que apresentamos e colocaram nossos candidatos na frente. Eu vejo isso como uma demonstração de confiança no caminho que estamos construindo e nas decisões que tomamos pensando em Nazaré”, afirmou.
A prefeita também destacou a intenção de ampliar a participação de Nazaré da Mata nas articulações políticas em Pernambuco. Primeira mulher eleita para comandar o município, Aninha afirmou que pretende buscar maior espaço para a cidade nas decisões estaduais.
“Eu sou uma mulher do interior, da Mata Norte, e tenho muito orgulho de representar minha terra. Quero Nazaré com voz, sendo ouvida e respeitada nos espaços onde as decisões são tomadas. Esse reconhecimento aumenta nossa responsabilidade de dialogar e abrir portas para a cidade”, disse.
Na avaliação da gestora, o desempenho dos candidatos apoiados pelo grupo também aumenta a expectativa sobre a atuação dos políticos que receberam votos dos eleitores de Nazaré da Mata.
“Agora é transformar essa relação em trabalho. Quem recebeu a confiança do nosso povo sabe que vamos procurar, conversar e buscar resultados. É dessa forma que quero usar a política: para trazer obras, serviços, investimentos e oportunidades para quem vive aqui”, completou.
Os resultados obtidos no município passam a integrar o cenário político após o primeiro turno, enquanto as disputas que seguem para uma segunda etapa continuam em definição em outras partes de Pernambuco e do país.
11:59, 05 Out
28
°c
Fonte: OpenWeather
A deputada federal recebeu 110.610 votos para a Câmara dos Deputados, enquanto Pastor obteve 75.534 votos na disputa por uma vaga na Alepe.
A nova bancada será formada por parlamentares de diferentes partidos. O PSB e o PSD aparecem com as maiores bancadas, com nove deputados eleitos cada.
O senador terminou o primeiro turno com 2.224.965 votos a mais que o petista, uma diferença de 1,87 ponto percentual. Com o resultado, os dois candidatos avançam para o segundo turno.
mais notícias
+