Raquel Lyra e Priscila Krause em entrega do Santuário. Foto: Yacy Ribeiro/Secom
“Hoje entregamos o que nos comprometemos a devolver à sociedade, às pessoas que são devotas de Nossa Senhora da Conceição, que tanto cuida do povo recifense e pernambucano”, afirmou a governadora Raquel Lyra na terça-feira, 20 de maio, durante missa solene presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, e concelebrada pelo reitor do Santuário do Morro, padre Emerson Borges, que marcou a entrega pelo Governo do Estado do templo totalmente restaurado após o desabamento que matou duas pessoas em agosto de 2024.
Em uma igreja lotada de fiéis, a chefe do Executivo estadual, ao lado da vice-governadora Priscila Krause, participou da cerimônia que retomou as celebrações na área interna do Santuário, entregou as chaves da igreja aos sacerdotes e acompanhou o rito de Dedicação da Igreja e do novo Altar.
“Houve uma tragédia em agosto do ano passado e o Governo do Estado teve uma pronta resposta. Infelizmente duas pessoas não conseguiram sobreviver e eu sou solidária, como governadora e como mãe, a todas as famílias. Mas é tempo de olhar para frente. Hoje podemos entregar uma igreja totalmente restaurada, que simboliza também a restauração dessa comunidade e da fé do nosso povo. É isso que estamos buscando, por meio das ações de diversas secretarias do nosso Estado”, completou a governadora Raquel Lyra.
Para a reabertura do espaço, foram investidos mais de R$ 5 milhões, por meio de um Termo de Fomento assinado com a Arquidiocese de Olinda e Recife. A restauração do templo permitiu a retomada das celebrações em condições de segurança ideais e com mais conforto para a comunidade.
A vice-governadora Priscila Krause reforçou a importância do equipamento para os pernambucanos.
“Este é um dia muito especial, um dia de festa e de fé. Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, o Governo de Pernambuco entrega, num prazo de apenas nove meses, o Santuário do Morro da Conceição todo restaurado aos recifenses e a todos os pernambucanos também. Essa obra é um marco na nossa gestão, que inicia um novo tempo de esperança sob a benção de Nossa Senhora da Conceição”, disse a gestora.
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, também comemorou a reabertura do espaço.
“Vivemos as dores da perda de duas pessoas, 25 pessoas feridas, um santuário com o teto destruído. Agora, recebemos de volta o nosso santuário, que é um símbolo profundo da fé do nosso povo do Recife e de todo o Estado”, pontuou o sacerdote.
O padre Emerson Borges, por sua vez, falou sobre o simbolismo da cerimônia e a emoção do reencontro da comunidade com o templo restaurado.
“A alegria é muito grande. Até hoje, nenhuma missa havia sido celebrada neste novo altar, então ele foi sagrado com óleo e depois a igreja também foi sagrada com as quatro cruzes que tem dentro dela”, completou.
“Com menos de 30 dias da tragédia, assinamos o termo de fomento que permitiu a transferência dos recursos para a arquidiocese. Fizemos o telhado, garantimos a festa da Imaculada e seguimos com todo o restante: altar, piso, iluminação, bancos, forro, climatização. Devolvemos ao povo um espaço de fé, cultura e identidade. É um momento de muita emoção para todos nós”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado, Simone Nunes.
Para os moradores do Morro da Conceição, a reabertura do templo tem um profundo significado.
“Agora o povo pode voltar à casa de Maria, do Senhor Jesus. Foi muito importante o apoio do Governo do Estado, que desde o início, quando caiu o telhado, na mesma hora se prontificou, veio para cá e abraçou a causa. Com isso, o povo só fez ganhar”, afirmou Mardone Luis, supervisor de garagem e morador da comunidade.
O acordo de cooperação com a Arquidiocese foi firmado em setembro de 2024, logo após o desabamento do teto do templo, que vitimou fatalmente Antônio José dos Santos e Dona Maria da Conceição de França Pinto. A nova estrutura conta com um espaço de homenagem às vítimas, preservando a memória dos fiéis que perderam a vida no local.
Participaram da missa os bispos auxiliares dom Josivaldo Bezerra e dom Nereudo Freire, os bispos eméritos dom Fernando Saburido e dom Luiz Pepeu, além do prefeito do Recife, João Campos, e diversas autoridades.
3
4
10:39, 13 Fev
27
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
mais notícias
+