A governadora completa 47 anos de idade e passa a data dedicada a entregas voltadas ao desenvolvimento do Estado, à prevenção de desastres naturais e ao fortalecimento de infraestruturas.
Raquel Lyra e Lula. Foto: Wesley D'Almeida
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, completa 47 anos nesta terça-feira, 2 de dezembro, e passa a data dedicada ao trabalho. A gestora acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma série de compromissos no Estado.
A escolha da agenda para o dia do aniversário de Raquel Lyra chama atenção pelo simbolismo. A governadora passa a data ao lado do presidente, em uma maratona de compromissos voltada para obras estruturadoras. A gestora estadual encara o aniversário dentro da rotina administrativa e mostra que prioriza entregas voltadas ao desenvolvimento do Estado, à prevenção de desastres naturais e ao fortalecimento de infraestruturas essenciais.
Pela manhã, às 11h, Lula visita a Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca, no Grande Recife, para marcar a ampliação da capacidade operacional da unidade. À tarde, às 16h, o presidente segue para Cupira, no Agreste, onde entrega a Barragem Panelas II e anuncia a retomada das obras da Barragem Igarapeba, em São Benedito do Sul.
A visita à RNEST reforça o papel da refinaria dentro da Petrobras. A unidade é reconhecida como a mais moderna do país e ocupa posição central no atendimento à demanda nacional de derivados de petróleo.
A agenda segue para Cupira, onde Lula entrega oficialmente a Barragem Panelas II, que integra o sistema pensado para proteger a região das enchentes que marcaram a Zona da Mata Sul em diferentes momentos, especialmente em 2010 e 2017. O projeto busca dar mais segurança às populações ribeirinhas dos rios Una e Sirinhaém e ampliar o controle de cheias, um desafio histórico da região.
A Barragem Panelas II possui capacidade de armazenamento de 16,89 milhões de metros cúbicos. O volume útil reservado exclusivamente para a contenção de cheias chega a 7,1 milhões de metros cúbicos. A estrutura beneficia diretamente moradores de Belém de Maria, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros. A estimativa é de que 169 mil pessoas sejam impactadas positivamente pela obra, que recebeu investimento total de R$ 66 milhões.
Ainda durante a cerimônia, o governo federal anuncia a retomada das obras da Barragem Igarapeba, em São Benedito do Sul. A intervenção estava paralisada desde 2015 e volta a avançar dentro do Novo PAC, com previsão de conclusão até fevereiro de 2030. O empreendimento amplia a proteção contra enchentes nas cidades de Maraial, Jaqueira, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros, além de reforçar o abastecimento de água para São Benedito do Sul e o distrito de Igarapeba.
As duas agendas seguem acompanhadas pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e por outras autoridades. As obras fazem parte do conjunto de iniciativas federais que buscam fortalecer a estrutura hídrica da Zona da Mata Sul e garantir mais segurança às cidades que historicamente sofrem com eventos extremos.
3
06:35, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.
mais notícias
+