Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel Lyra comemora aniversário em agenda extensa com Lula, em Pernambuco, nesta terça (2)

A governadora completa 47 anos de idade e passa a data dedicada a entregas voltadas ao desenvolvimento do Estado, à prevenção de desastres naturais e ao fortalecimento de infraestruturas.

Redação

02 de dezembro de 2025 às 10:15   - Atualizado às 10:22

Raquel Lyra e Lula.

Raquel Lyra e Lula. Foto: Wesley D'Almeida

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, completa 47 anos nesta terça-feira, 2 de dezembro, e passa a data dedicada ao trabalho. A gestora acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma série de compromissos no Estado.

A escolha da agenda para o dia do aniversário de Raquel Lyra chama atenção pelo simbolismo. A governadora passa a data ao lado do presidente, em uma maratona de compromissos voltada para obras estruturadoras. A gestora estadual encara o aniversário dentro da rotina administrativa e mostra que prioriza entregas voltadas ao desenvolvimento do Estado, à prevenção de desastres naturais e ao fortalecimento de infraestruturas essenciais.

Agenda de Lula e Raquel em Pernambuco

Pela manhã, às 11h, Lula visita a Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca, no Grande Recife, para marcar a ampliação da capacidade operacional da unidade. À tarde, às 16h, o presidente segue para Cupira, no Agreste, onde entrega a Barragem Panelas II e anuncia a retomada das obras da Barragem Igarapeba, em São Benedito do Sul.

A visita à RNEST reforça o papel da refinaria dentro da Petrobras. A unidade é reconhecida como a mais moderna do país e ocupa posição central no atendimento à demanda nacional de derivados de petróleo. 

A agenda segue para Cupira, onde Lula entrega oficialmente a Barragem Panelas II, que integra o sistema pensado para proteger a região das enchentes que marcaram a Zona da Mata Sul em diferentes momentos, especialmente em 2010 e 2017. O projeto busca dar mais segurança às populações ribeirinhas dos rios Una e Sirinhaém e ampliar o controle de cheias, um desafio histórico da região.

A Barragem Panelas II possui capacidade de armazenamento de 16,89 milhões de metros cúbicos. O volume útil reservado exclusivamente para a contenção de cheias chega a 7,1 milhões de metros cúbicos. A estrutura beneficia diretamente moradores de Belém de Maria, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros. A estimativa é de que 169 mil pessoas sejam impactadas positivamente pela obra, que recebeu investimento total de R$ 66 milhões.

Ainda durante a cerimônia, o governo federal anuncia a retomada das obras da Barragem Igarapeba, em São Benedito do Sul. A intervenção estava paralisada desde 2015 e volta a avançar dentro do Novo PAC, com previsão de conclusão até fevereiro de 2030. O empreendimento amplia a proteção contra enchentes nas cidades de Maraial, Jaqueira, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros, além de reforçar o abastecimento de água para São Benedito do Sul e o distrito de Igarapeba.

As duas agendas seguem acompanhadas pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e por outras autoridades. As obras fazem parte do conjunto de iniciativas federais que buscam fortalecer a estrutura hídrica da Zona da Mata Sul e garantir mais segurança às cidades que historicamente sofrem com eventos extremos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:35, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter