Governadora Raquel Lyra. Foto: Yacy Ribeiro/Secom
Uma nova pesquisa de opinião divulgada nesta quarta-feira, 8 de outubro, pela Futura Inteligência revelou que a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), mantém índices positivos de aprovação entre os pernambucanos.
O levantamento mostra que 58,1% dos pernambucanos aprovam a gestão da governadora, enquanto 37,4% desaprova e 4,6% não souberam ou preferiram não responder.
O estudo ouviu 800 eleitores de diferentes regiões do estado, todos com 16 anos ou mais, e apresenta margem de erro de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi feita por meio de entrevistas telefônicas realizadas entre os dias 23 e 25 de setembro de 2025, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa não apenas mediu a aprovação de forma direta, mas também buscou entender como os eleitores classificam a administração de Raquel Lyra. Entre os entrevistados, 36,9% consideram a gestão ótima ou boa, 39,2% avaliam como regular e 21,7% a definem como ruim ou péssima. Outros 2,3% não souberam opinar.
Raquel Teixeira Lyra Lucena é advogada e atualmente governadora do estado desde 1º de janeiro de 2023. Formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas, já foi deputada estadual, prefeita de Caruaru e secretária estadual antes de assumir o governo.
No governo, uma de suas primeiras medidas foi implementar o Plano de Qualidade do Gasto Público, que gerou economia de R$ 428 milhões no primeiro semestre, cortando despesas em consultorias, material gráfico, combustíveis e outras despesas de custeio não obrigatórias.
Também lançou iniciativas fortes nas áreas social e de educação, como o investimento de R$ 2,1 bilhões para a primeira infância e o programa “Mães de Pernambuco”, que dará auxílio mensal a mães com crianças de até seis anos em situação de vulnerabilidade.
Na saúde, entregou as “Carretas da Mulher Pernambucana”, unidades móveis que vão levar prevenção e diagnóstico de câncer de mama e do colo do útero a diferentes regiões.
Vale destacar que Raquel Lyra é a primeira mulher eleita governadora de Pernambuco
3
09:19, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.
mais notícias
+