Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel e João prestigiam posse da Mesa Diretora do TJPE; é a primeira vez juntos após polêmicas

O presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), e aliado do prefeito João Campos, também esteve presente no evento.

Gabriel Alves

03 de fevereiro de 2026 às 14:46   - Atualizado às 14:46

Raquel Lyra durante solenidade na posse da Nova Mesa Diretora do TJPE.

Raquel Lyra durante solenidade na posse da Nova Mesa Diretora do TJPE. Foto: Reprodução

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), marcaram presença na posse da Nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para o biênio 2026-2028, na noite da segunda-feira, 2 de fevereiro. É a primeira vez que os chefes de Executivo estiveram presentes no mesmo ambiente após as polêmicas de uma suposta investigação paralela contra secretários da gestão municipal e a vaga de PCD preenchida indevidamente em concurso da procuradoria da capital pernambucana.

Na última semana, ambos se posicionaram, nas redes sociais, tratando sobre os recentes temas que são sensíveis e estão sendo amplamente explorados por seus aliados. Através de um vídeo, o socialista chama de "clandestina e criminosa" a ação de monitoramento. Em contrapartida, Raquel afirma que "não há nenhuma orientação de perseguição" por parte do Governo Estadual.

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), que já tinha se encontrado horas antes com a governadora durante a abertura dos trabalhos na Casa Joaquim Nabuco, e aliado do prefeito João Campos, também esteve presente no evento.

Posse no TJPE

Em solenidade realizada na segunda (2), no Palácio da Justiça, o desembargador Francisco Bandeira de Mello tomou posse para conduzir o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) pelos próximos dois anos.

Abrindo a prestigiada cerimônia, o desembargador Ricardo Paes Barreto apresentou o relatório das ações realizadas durante o biênio 2024-2026, em formato de vídeo institucional. O material exibiu as iniciativas que concretizaram os pilares de sua gestão pautadas em Eficiência, Humanização e Inovação. 

Veja Também

Ricardo Paes Barreto discursou mencionando sua trajetória de trabalho e dedicação no TJPE.

“Por mais de 20 anos ocupo o cargo de desembargador desse Tribunal de Justiça do glorioso estado de Pernambuco, tendo sido seu presidente no último biênio. Período em que nos dedicamos intensamente à causa da justiça e da cidadania, buscando incansavelmente sermos justos para termos um Judiciário e um estado melhor”, destacou.

O magistrado também ressaltou o caráter conciliador e agregador de sua gestão, atendendo a diversos setores da sociedade.

“Conversamos com todos: órgãos de Poder, produtores rurais, forças militares e policiais, patrões e empregados de diversas áreas, situação e oposição, não discriminamos ninguém. Conhecemos ainda mais o nosso estado na sua pluralidade e diversidade e vimos aumentar o meu bem-querer por essa terra e sua gente”. 

“A necessária liberdade dos nossos julgamentos imperou, a nossa relação com os Poderes foi intensa e amplamente transparente com a mídia pernambucana. Agora chega a hora de passarmos a Presidência ao querido amigo e colega Bandeira de Mello com a consciência leve e buscando viver a vida que me resta com dignidade e responsabilidade que sempre nortearam minha conduta”, finalizou Paes Barreto e agradeceu as instituições, membros da advocacia, magistradas e magistrados, servidoras e servidores, amigos e familiares. 

Da redação do Portal com informações do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:50, 13 Fev

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter