Pernambuco, 09 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Raquel fortalece base com o apoio dos principais grupos políticos de Serra Talhada e Araripina

Governadora tem conseguido aglutinar as principais forças políticas de Pernambuco na tentativa de se reeleger em 2026.

Jameson Ramos

29 de março de 2025 às 15:10   - Atualizado às 15:17

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. Foto: Divulgação

Na busca por apoio político para disputar a reeleição, a governadora Raquel Lyra conseguiu o que parecia impossível até pouco tempo atrás: ter o apoio dos três grupos políticos do município de Serra Talhada, um dos principais polos do sertão do estado. Com a posse na segunda, 24 de março, do ex-prefeito Emmanuel Fernandes (Manuca), do Avante, como secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, e do ex-candidato a prefeito Miguel Duque(Podemos), como presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco, em solenidades presididas pela governadora em exercício, Priscila Krause, a governadora fecha o cerco político naquele município, conforme publicado pelo Blog Dellas.

Ela já tinha o apoio da prefeita Márcia Conrado (PT) e do deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade). Agora se juntam ao grupo governista os irmãos Waldemar e Sebastião Oliveira (Avante).

Também tomou posse na segunda, como novo secretário de turismo e lazer, o deputado estadual Kaio Maniçoba, do PP.  A posse de Kaio abre espaço na Assembleia para a primeira suplente do PP,  deputada Roberta Arraes, de Araripina. Com isso, a governadora, que já tem o apoio naquele município do ex-prefeito Raimundo Pimentel e de sua esposa, a deputada Socorro Pimentel, atual líder do Governo na Assembleia, passa a contar com o ex-prefeito Alexandre Arraes e a própria Roberta, adversários de Raimundo e Socorro Pimentel. Roberta também pode atrair para o palanque governista o atual prefeito de Araripina, Evilásio Cardoso (PDT).

Ainda de acordo com o Blog Delas, aara fechar o cerco no Sertão, a governadora passa a depender do grupo Coelho, de Petrolina, que domina politicamente a Região do São Francisco, hoje comandado pelo ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. Ela tentou uma reaproximação convidando Miguel, com o qual se reuniu no Palácio das Princesas, em janeiro, para compor seu secretariado, mas ele não aceitou. Os Coelhos ocupam no momento a secretaria de turismo da Prefeitura do Recife e são aliados do prefeito João Campos, mas a Federação que está sendo formada entre o PP e o União Brasil, presidido no estado por Miguel, obriga as duas legendas a apoiarem o mesmo candidato a governador em 2026. O PP está com Raquel desde o início da administração e é a legenda que vai comandar a Federação no estado.

Protagonismo de Priscila

A governadora Raquel Lyra e a vice Priscila Krause vão ocupar cada vez mais espaço nas mídias sociais a partir de agora. Podem aparecer juntas em uma mesma postagem, mas estarão também separadas, levando o Palácio a duplicar o número de inserções para mostrar as obras e os serviços que estão sendo prestados aos pernambucanos. Nestes dias de férias, Raquel não só viajou ao Canadá, como confiou à vice o protagonismo político. Foi Priscila que encerrou os acertos com os partidos que começam a fazer parte da estrutura governamental e que empossou os escolhidos. Na segunda, em horários diferentes, ela deu posse aos dois novos secretários e ao presidente do IPA. Na quinta, 27 de março, foi a vez da secretaria de Esportes, Ivete Lacerda, indicada pelo deputado federal Mendonça Filho.

Os Coelhos entre União Brasil e PDT?

Desde que o PP aprovou a formação de uma federação com o União Brasil, a família Coelho escolheu o silêncio como resposta, mas nos meios políticos circulam evidências de que Miguel Coelho, atual presidente estadual do União Brasil, estaria conversando com outros partidos para uma eventual necessidade de migrar para uma legenda que lhe garanta a vaga para o Senado. Uma opção seria o PDT, partido que pode fechar com o prefeito João Campos e é comandado por Wolney Queiroz, amigo do prefeito recifense.

Da redação do Portal, com informações do Blog Delas


 

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:46, 09 Jul

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputado Federal Nikolas Ferreira.
Vídeo

Nikolas diz que a direita está sendo perseguida, após o MP querer cassar os seus direitos políticos

Para Nikolas Ferreira, a esquerda está com medo dos seus adversários e, por isso, estaria fazendo uma "caça às bruxas" para ter o caminho "livre" em 2026.

Os presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, respectivamente, e o presidente Lula.
Confronto

Alcolumbre afirma que irá promulgar projeto que aumenta o número de deputados caso Lula não sancione

A medida pode ter efeito cascata, já que também será necessário igualar a proporcionalidade nas Assembleias Legislativas e até nas Câmaras Municipais.

Raquel Lyra na Fenearte.
Agenda

Raquel Lyra realiza abertura oficial da 25ª edição da Fenearte nesta quarta-feira (9)

O evento será realizado de 9 a 20 de julho, no Centro de Convenções, Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR).

mais notícias

+

Newsletter