Após fechar as portas da penitenciária na Ilha de Itamaracá, governadora deve auxiliar o prefeito do município para alavancar o turísmo na localidade.
Raquel Lyra diz está empenhada em revitalizar o Litoral Norte Foto: Beto Dantas/Portal de Prefeitura
A governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou que, com a desativação da penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá, Região Metropolitana do Recife, “abre as portas para a revitalização do Litoral Norte de Pernambuco”.
A gestora salienta que a desativação também garante o cumprimento de pena dos detentos com mais segurança. “Além disso, os trabalhadores vão poder trabalhar num lugar seguro”. A gestora deve auxiliar o prefeito do município, Paulo Galvão (PSDB), seu aliado de primeira hora, na melhoria do turismo em Itamaracá.
A desativação da Penitenciária Professor Barreto Campelo foi realizada na terça-feira, 1º de abril. Entre as razões que motivaram o fechamento do equipamento estão as condições estruturais precárias em pavilhões, áreas de vivência e setores administrativos e de apoio, agravadas pela ausência de manutenção preventiva e corretiva. Ressalta-se ainda problemas no sistema de esgoto e deterioração das estruturas da muralha e passarelas.
Para o prefeito da ilha, a ação representa um novo capítulo para o município. "Essa é uma luta de décadas, travada por diversas gestões e pela sociedade civil, que sempre acreditou que o encerramento das atividades do presídio traria mais segurança, desenvolvimento e novas perspectivas para nossa amada Ilha de Itamaracá. Esse sonho se torna realidade graças à determinação do Governo do Estado em ouvir os anseios do nosso povo e tomar as medidas necessárias para a desativação dessa unidade prisional”.
Paulo Galvão também agradeceu a Secretaria de Segurança Pública, “que desempenhou um papel fundamental nesse processo, analisando com responsabilidade e estratégia os impactos dessa decisão”.
“Como prefeito, reafirmo meu compromisso em continuar trabalhando pelo progresso da nossa cidade, buscando investimentos e soluções que promovam o bem-estar da nossa gente. O fechamento do Presídio Barreto Campelo representa um novo capítulo para Itamaracá, abrindo portas para mais segurança, turismo e desenvolvimento econômico”, pontuou o prefeito.
3
07:51, 05 Out
26
°c
Fonte: OpenWeather
A eleição presidencial é decidida em segundo turno quando nenhum candidato obtém mais da metade dos votos válidos no primeiro turno.
O resultado foi confirmado durante a apuração da Justiça Eleitoral. Com 98,16% das urnas totalizadas, Raquel registrava 53,28% dos votos válidos, enquanto João Campos tinha 44,78%.
Os candidatos integraram a mesma aliança, a Frente Popular de Pernambuco. A estratégia garantiu a eleição de ambos, que se juntarão à senadora Teresa Leitão (PT) em Brasília.
mais notícias
+