Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Quem é Lauremília Lucena, primeira-dama de João Pessoa que foi presa por aliciamento de eleitores?

Lauremília ganhou notoriedade ao ser a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-governadora da Paraíba.

Everthon Santos

28 de setembro de 2024 às 15:40   - Atualizado às 15:43

Lauremília Lucena e seu marido Cícero Lucena, prefeito de João Pessoa.

Lauremília Lucena e seu marido Cícero Lucena, prefeito de João Pessoa. Foto: Divulgação

Na manhã deste sábado, 28 de setembro, a primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, foi presa pela Polícia Federal em uma operação que investiga o aliciamento violento de eleitores. Junto a ela, sua secretária pessoal, Tereza Cristina Barbosa, também foi detida.

Quem é Lauremília Lucena?

Natural de Sousa, no Sertão da Paraíba, Maria Lauremília Assis de Lucena ganhou notoriedade ao ser a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-governadora do Estado, entre 2003 e 2006, durante o governo de Cássio Cunha Lima. Antes disso, já havia desempenhado funções de destaque ao lado do marido, Cícero Lucena, atual prefeito de João Pessoa, tanto como primeira-dama do Estado, quando ele foi governador interino em 1994, quanto como primeira-dama da capital durante seus mandatos como prefeito, entre 1997 e 2005.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

No entanto, a trajetória de Lauremília não ficou imune a polêmicas. Em 2005, as contas do gabinete do vice-governador, sob sua responsabilidade e de outra gestora, foram aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), que aplicou uma multa devido a falhas na administração de pessoal. Ela também foi mencionada em uma ação de impugnação de mandato eletivo relacionada a Cássio Cunha Lima, envolvendo supostas fraudes em urnas eletrônicas, embora tenha saído vitoriosa no processo, com a decisão favorável a ela mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No âmbito familiar, Lauremília e Cícero Lucena são pais de Maria Janine Assis de Lucena Barros, que atualmente ocupa o cargo de secretária executiva de Saúde de João Pessoa, e de Francisco Emerson Assis de Lucena, mais conhecido como Mersinho Lucena, deputado federal pela Paraíba. A filha Janine também enfrentou polêmicas na gestão municipal, sendo recentemente citada na Operação Mandare, que apura a influência de um grupo criminoso na indicação de cargos dentro das secretarias da Prefeitura de João Pessoa.

A prisão de Lauremília e de sua secretária trouxe à tona questões delicadas envolvendo o aliciamento de eleitores, um problema que, se comprovado, poderá trazer consequências significativas para a política local.

Veja Também

Prisão de Lauremília

A primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, foi presa na manhã deste sábado, 28 de setembro, durante a deflagração da Operação Território Livre, conduzida pela Polícia Federal (PF). A operação também resultou na prisão de Tereza Cristina Barbosa Albuquerque, que seria secretária da primeira-dama, e incluiu o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão.

Esta ação faz parte da terceira fase da operação, que investiga crimes de aliciamento violento de eleitores e a formação de organizações criminosas relacionadas às eleições municipais.

A Operação Território Livre contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco-PB) e teve como base materiais coletados nas fases anteriores. As diligências deste sábado visam complementar as provas sobre os crimes, focando na autoria, materialidade e circunstâncias envolvidas.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

09:50, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
Situação

Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

mais notícias

+

Newsletter