Professores do Recife realizam assembleia na frente da Prefeitura durante negociação salarial. Foto: Felipe Gondim/SIMPERE
O Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (SIMPERE) realiza, nesta sexta-feira, 27 de fevereiro, no Pátio da Prefeitura do Recife, uma assembleia geral da categoria, em paralelo à mesa de negociação da Campanha Salarial 2026 com o governo municipal.
A atividade acontece em um momento decisivo das negociações salariais dos servidores públicos do Recife. Nas últimas semanas, a gestão municipal intensificou o calendário de reuniões com as categorias, com previsão de encaminhamento de propostas à Câmara Municipal ainda no início de março.
Entre os principais pontos defendidos pelas professoras e professores está a aplicação do Piso Salarial Nacional do Magistério com repercussão em toda a carreira, além da retroatividade do reajuste ao mês de janeiro, conforme estabelece a legislação municipal que define a data-base da categoria.
Para a diretora do SIMPERE, Jaqueline Dornelas, a assembleia representa um momento fundamental de diálogo com a categoria diante do avanço das negociações.
“Estamos discutindo não apenas percentual de reajuste, mas o cumprimento da legislação e a valorização real da carreira docente. A aplicação do piso na carreira, com retroatividade a janeiro, é um direito das professoras e dos professores do Recife”, afirma.
A também dirigente sindical Anna Davi destaca que o sindicato defende uma negociação que contemple o conjunto das pautas da educação, sem pressa.
“A valorização da educação pública passa pelo respeito ao processo de negociação coletiva. É importante que as propostas avancem garantindo carreira, condições de trabalho e reconhecimento profissional para quem constrói diariamente a escola pública”, pontua.
A assembleia tem o objetivo de pressionar a gestão João Campos pelo cumprimento das reivindicações, avaliar o andamento das negociações e deliberar os próximos encaminhamentos da campanha salarial. O sindicato também ressalta que o município possui condições orçamentárias para garantir a aplicação do Piso na carreira, medida considerada estruturante para o fortalecimento da educação pública municipal.
2
4
10:06, 09 Abr
28
°c
Fonte: OpenWeather
Durante sua participação no colegiado, a parlamentar foi chamada feia.
A governadora ainda anunciou mais R$ 4 milhões para pavimentação e passagem molhada, além de R$ 2,1 milhões para pavimentação de ruas em Cabrobó.
O presidente também afirmou que aconselhou o ministro do STF a se posicionar sobre o caso Master e se declarar impedido de votar pelo fato da mulher dele ter atuado na defesa da entidade do banqueiro.
mais notícias
+