Pernambuco, 05 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Presidente do PT chama de 'ridícula' crítica da oposição a desfile em homenagem a Lula

Desde domingo, 15, a apresentação passou a ser alvo de críticas de deputados e senadores da oposição, que acusam a escola de promover campanha antecipada.

Cami Cardoso

18 de fevereiro de 2026 às 11:58   - Atualizado às 12:16

Presidente do PT chama de 'ridícula' crítica da oposição a desfile em homenagem a Lula

Presidente do PT chama de 'ridícula' crítica da oposição a desfile em homenagem a Lula Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil e Divulgação / acadêmicos de Niterói

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, reagiu às críticas ao desfile da Acadêmicos de Niterói e classificou como "ridícula" a tentativa de transformar a homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em desgaste político.

Desde domingo, 15, a apresentação passou a ser alvo de críticas de deputados e senadores da oposição, que acusam a escola de promover campanha antecipada. Nos bastidores, a avaliação é de que a associação entre o desfile e a imagem do presidente extrapolaria o caráter cultural do evento.

O enredo "Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil", em homenagem ao presidente, foi apresentado na avenida na madrugada de segunda-feira, 16, no desfile grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro.

"Tentar desgastar o presidente politicamente por conta das escolhas de alegorias da Acadêmicos de Niterói chega às raias do ridículo. O povo brasileiro merece um debate político mais qualificado", disse o dirigente partidário em entrevista à CNN Brasil.

O desfile em ano eleitoral é alvo de críticas há semanas. Além das acusações de campanha antecipada, partidos de oposição reprovaram uma alegoria da escola que retratava famílias conservadoras dentro de uma lata de conserva.

Edinho afirmou que Lula "sempre teve uma relação de muito respeito com a comunidade evangélica" e negou que a polêmica possa afetar esse vínculo. Segundo ele, críticas de congressistas oposicionistas não devem desgastar a relação com o segmento religioso.

"Os líderes das igrejas sempre tiveram no presidente um aliado na construção de políticas públicas para o fortalecimento das famílias brasileiras", disse.

O presidente e a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, acompanharam o desfile no camarote da prefeitura do Rio, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), e desceram na Sapucaí para cumprimentar integrantes das escolas.

Estadão Conteúdo.

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:31, 05 Ago

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula sancionando lei
Despesas

Gastos públicos ultrapassam R$ 3,3 trilhões em 2026; Governo Federal concentra o maior valor, diz site

Dentro da estrutura da administração federal, o Poder Executivo registra a maior parte dos gastos. Sob responsabilidade direta do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Clarissa Tércio e Flávio Bolsonaro.
Eleições

Flávio Bolsonaro confirma que Clarissa Tércio foi cogitada para vice e agradece apoio da deputada

A declaração ocorreu durante o evento em que o candidatoa presidente oficializou o deputado Alfredo Gaspar como vice na sua chapa.

Alfredo Gaspar e Flávio Bolsonaro.
Situação

Vice de Flávio Bolsonaro já foi alvo de denúncia por suposto estupro de adolescente; ação foi movida por deputado do PT

Entre os documentos enviados a PF estariam capturas de tela de conversas que indicariam uma suposta tentativa de pagamento de R$ 70 mil para que a vítima permanecesse em silêncio.

mais notícias

+

Newsletter