Apesar da declaração, o deputado afirmou na última terça-feira (18), durante entrevista, que pretende pedir asilo político ao governo dos EUA após anunciar que vai tirar licença do seu cargo.
21 de março de 2025 às 12:43 - Atualizado às 12:43
Eduardo Bolsonaro e Valdemar Costa Neto Foto: Divulgação/ PL
O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, afirmou que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) deve retornar ao Brasil em um prazo de quatro meses. Segundo Valdemar, o parlamentar será o candidato da legenda ao Senado por São Paulo nas próximas eleições.
"Vai ser nosso senador por São Paulo. A previsão é voltar daqui a quatro meses", declarou o dirigente partidário em entrevista à CNN.
Apesar da declaração, Eduardo Bolsonaro afirmou na última quarta-feira (19) que considera deixar o mandato de deputado federal de forma definitiva após o período de licença que pretende tirar da Câmara. O parlamentar alegou que só terá segurança para retornar ao país quando o ministro Alexandre de Moraes não estiver mais no Supremo Tribunal Federal (STF).
"Sim, positivo. Cogito. Eu só vou ter tranquilidade de voltar ao Brasil quando Alexandre de Moraes não for mais ministro da Suprema Corte ou estiver sendo posto no devido lugar dele. Fora isso, não tenho a possibilidade de voltar ao Brasil", declarou Eduardo nas redes sociais.
O deputado, que era cotado para presidir a Comissão de Relações Exteriores da Câmara, afirmou ser alvo de perseguição e criticou tanto Moraes quanto a Polícia Federal.
De acordo com o Regimento Interno da Câmara, parlamentares podem solicitar licença por motivos de saúde, missões diplomáticas ou interesse particular. No caso de afastamento por interesse pessoal, como o de Eduardo Bolsonaro, a licença é concedida sem remuneração. A legislação prevê que um deputado pode se afastar sem salário por até 120 dias.
O Partido Liberal (PL) reuniu na última quarta-feira, 19 de março, suas principais lideranças políticas, os presidentes estaduais, em um encontro que contou com a presença do presidente nacional, Valdemar Costa Neto, e do presidente de honra do partido, Jair Bolsonaro.
O objetivo da reunião foi alinhar o discurso nacional do partido, avaliar o cenário político nos estados e definir uma agenda estratégica para fortalecer a presença e a mobilização em todas as regiões do país.
3
4
12:52, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.
Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.
mais notícias
+