Pernambuco, 28 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeitura do RECIFE reinaugura Parque de ESCULTURAS Francisco BRENNAND após reformas

22 de março de 2024 às 18:12

O Parque de Esculturas Francisco Brennand, foi reaberto ao público pela Prefeitura do Recife na quinta-feira, 21 de março, após passar por uma grande requalificação.

O acervo conta com cerca de 100 peças que condensam o pensamento artístico de Francisco Brennand, a partir de pesquisas universais do artista plástico sobre culturas, divindades e natureza.

Com um investimento na ordem de R$ 9,5 milhões advindos de recursos da Prefeitura do Recife, o equipamento ganhou novo píer, banheiros, bicicletário e bancos, além de melhorias na estrutura física e restauro das peças de arte e integra o projeto Orla Parque.

O gestor também detalhou a obra e afirmou que o local terá segurança todos os dias.

Veja Também

Com uma área total de 2,6 mil m², distribuídos linearmente em 500 metros, o Parque de Esculturas é um importante atrativo turístico da capital pernambucana e sua nova versão oferece melhor infraestrutura, mais conforto e segurança aos visitantes.

Para isso, além de contar com banheiros, bancos, bicicletários, o local também terá guaritas de segurança com vigilância 24 horas, monitoramento por câmeras de segurança, bem como uma sede administrativa e iluminação cênica para ressaltar a beleza das esculturas e do local à noite.

O parque funcionará de terça a sexta, das 10h às 17h, e sábado e domingo das 9h às 18h, com acesso gratuito.

A chegada ao local deve ser feita, preferencialmente, pelo rio Capibaribe, através de catamarã ou pelo serviço de barqueiros que realizam a travessia do Marco Zero até o espaço.

As obras, iniciadas em 2021, foram coordenadas e executadas pelo Gabinete de Projetos Especiais (GABPE), e também contaram com o trabalho da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

Outro ponto importante diz respeito à reconstrução, produção, requalificação e restauro de todas as obras que integram originalmente o Parque de Esculturas.

O processo foi realizado pelo também artista plástico e coautor do Parque, Jobson Figueiredo.

A de maior destaque é a Coluna de Cristal, com 32 metros de altura, cujas flores são confeccionadas em bronze.

As outras são ovos, pelicanos, atobás, totens e a icônica serpente marinha de 22 metros.

Durante os trabalhos, a área do molhe do Porto do Recife também foi requalificada, com o objetivo de melhorar o meio-fio e calçamento existentes, buscando aprimorar a infraestrutura e garantir a segurança dos visitantes.

Também foi feita a reforma da casa de medidores, visando a adequação e modernização das instalações elétricas e hidráulicas, e a instalação de um sistema de biodigestor, que será responsável pelo tratamento e aproveitamento de resíduos orgânicos, contribuindo para a sustentabilidade e gestão ambiental do parque.

Da redação do Portal com informações da Prefeitura do Recife

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:17, 28 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Prefeito João Campos, do Recife, e servidores em ato contra gestão.
Decisão

Servidores do Recife perdem a paciência com gestão João Campos e decretam greve; veja vídeo

Osmar Ricardo, presidente do Sindsepre, destaca que a decisão foi coletiva, consciente e necessária. Esclarece que na próxima segunda-feira (30) haverá uma nova assembleia.

Conselheiro de Donald Trump, publica foto com Flávio Bolsonaro: 'Nosso próximo presidente'
Apoio

Conselheiro de Donald Trump, Jason Miller publica foto com Flávio Bolsonaro: "Próximo presidente"

A publicação foi feita após a participação do senador no Conservative Political Action Conference (CPAC), nos Estados Unidos.

Senadores Tereza Cristina e Flávio Bolsonaro.
Bastidores

Tereza Cristina diz estar preparada para ser vice na chapa de Flávio Bolsonaro

A senadora também mencionou que acredita que o filho do ex-presidente é o candidato com mais chances de enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito.

mais notícias

+

Newsletter