04 de outubro de 2022 às 07:20
A Prefeitura do Recife recebeu, nesta segunda-feira, 3 de outubro, o prêmio Pergaminho de Honra do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).
A honraria foi concedida por unanimidade para o Programa Parceria, que executa obras de infraestrutura nos bairros junto com a população, e a entrega aconteceu no início desta manhã, na cidade turca de Balikesir.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades mundiais, entre elas o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres. Em mais de 30 anos de premiação, apenas cinco iniciativas no Brasil foram contempladas com a distinção.
A frente da prefeitura, João Campos foi representado pela secretária municipal de Infraestrutura, Marília Dantas, que também participa de uma mesa redonda sobre exemplos positivos de projetos para regeneração urbana.
Leia também: >>>Prefeitura Recife está em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica nos Anos Iniciais da Região Metropolitana, revela MEChttps://www.instagram.com/p/CjRCh7AMGa9/
"Esse prêmio é um reconhecimento da ênfase que nossa cidade tem dado ao engajamento do cidadão em nossas soluções de regeneração urbana. A meta para este ano é entregar cerca de mil obras do Parceria, sempre feitas em conjunto com a população", afirma a secretária.
Considerado o prêmio mais prestigiado de habitação sustentável do mundo, o Pergaminho de Honra reconhece contribuições extraordinárias na área de assentamentos humanos e habitação, destacando a situação das pessoas que vivem na pobreza ou que foram deslocados de seus territórios. A premiação inclui também contribuições no campo do desenvolvimento, incluindo a melhoria da vida urbana, o fornecimento de moradias e, com destaque, a atenção aos mais vulneráveis.
Com o Parceria, a Defesa Civil do Recife fornece material e orientação técnica para intervenções em áreas planas e morros, enquanto a população entra com a mão de obra. Este ano, já foram concluídas 719 obras, que beneficiaram 1.775 famílias, e outras 340 estão em andamento, garantindo mais qualidade de vida para 844 famílias.
Os serviços do Programa Parceria incluem tratamento de encosta com soluções técnicas de rip rap, tela argamassada e alvenaria armada; melhoria de infraestrutura com implantação de acessos, microdrenagem e corrimão; e melhorias habitacionais (fossa séptica, revestimentos e recuperação de paredes).
O Programa foi destaque na edição do prêmio deste ano, que tem como tema o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 11 da ONU: "Tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis".
A premiação existe desde 1989 e avalia iniciativas que fizeram contribuições extraordinárias na área de assentamentos humanos e habitação. Cinco projetos são premiados todos os anos e, no Brasil, apenas as cidades de São Paulo, em 2012, e o Rio de Janeiro, em 2013, foram vencedoras da distinção, além de 2 programas do Governo Federal, em 2005 e 2006.
O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) foi estabelecido em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, é a agência das Nações Unidas que atua em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável e promove a moradia adequada.
4
10:44, 27 Abr
30
°c
Fonte: OpenWeather
O ministro está sendo especulado como um dos nomes que vão disputar uma vaga no Senado.
Segundo ele, o tempo tem passado, mas que ainda não se observam avanços expressivos nas ações do Governo Federal.
No primeiro trimestre deste ano, mais de 23,7 milhões de viajantes embarcaram em voos nacionais.
mais notícias
+