Pernambuco, 06 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeitura de Olinda cria equipe para fiscalizar irregularidades relacionadas ao lixo

Esse grupo irá circular pelas vias da cidade diariamente verificando descarte irregular e possíveis ausências de coletas.

Redação

17 de outubro de 2025 às 07:29

Prefeitura de Olinda cria equipe para fiscalizar irregularidades relacionadas ao lixo.

Prefeitura de Olinda cria equipe para fiscalizar irregularidades relacionadas ao lixo. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Gestão Urbana, criou uma equipe para fiscalizar irregularidades relacionadas ao lixo da cidade. Engenheiros e servidores de carreira com vasta experiência estarão à frente do projeto.

Esse grupo irá circular pelas vias da cidade diariamente verificando descarte irregular, possíveis ausências de coletas e tudo que for relacionado ao lixo, com o objetivo de melhorar ainda mais a limpeza urbana de Olinda.

Para somar a esse trabalho de fiscalização, a Prefeitura de Olinda lançará, em breve, um telefone 0800 para que a população ajude nesse serviço e possa fazer denúncias apontando áreas que tenham alguma irregularidade relacionada ao lixo.

Fiscalização

Em uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Olinda, uma equipe de fiscalização identificou o depósito indevido de entulho e terra no canteiro central da Avenida Pan Nordestina, na PE-15, uma das principais vias de acesso da cidade. A operação foi desencadeada após denúncias da população sobre o acúmulo de materiais em áreas públicas.

Durante a intervenção, a Guarda Civil de Olinda deu suporte às equipes de fiscalização, garantindo a segurança dos servidores e a integridade da operação. No local, os fiscais constataram movimentação de terra e descarte irregular de resíduos provenientes de obra particular. O responsável foi intimado pela Secretaria de Gestão Urbana (SGU) e se comprometeu a realizar, até a próxima segunda-feira, 20 de outubro, a remoção completa do material depositado de forma irregular.

A medida representa uma grande economia para os cofres públicos, já que a retirada será feita pelo próprio infrator, sem custos para o município.

“A Limpeza Urbana tem um custo anual de aproximadamente R$ 4,2 milhões somente com a remoção de entulhos e terra descartados irregularmente. Esse valor poderia ser investido em ações como tapa-buracos, revitalização de praças e manutenção de jardins”, destacou Carlos Soares, diretor interino de Limpeza Urbana.

A Prefeitura reforça que o descarte de entulho em locais públicos é crime ambiental, sujeito a multas e sanções administrativas. Com o objetivo de ampliar o monitoramento e prevenir novas ocorrências, a SGU conta agora com oito novos fiscais, que estão sendo capacitados para atuar de forma integrada com a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAPU) e a Guarda Civil Municipal.

 

TAGS

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:39, 06 Nov

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Prova de concurso público.
Determinação

MPPE recomenda que prefeitura retome concurso público suspenso há meses; veja qual

A apuração teve início após diversas denúncias encaminhadas à Promotoria de Justiça e à Ouvidoria.

Pastor Cleiton Collins.
Comemoração

Cleiton Collins celebra 30 anos do programa de rádio "Bom Dia Vida" e anuncia lançamento de emissora

Exibido diariamente, o programa, apresentado pelo pastor e pela Missionária Michele Collins, tem programação voltada a temas religiosos.

Agente do Gaeco na operação.
Esquema

Pernambuco: grupo transferia eleitores de Caruaru para 'inflar' Riacho das Almas, diz Gaeco

Cerca de 700 eleitores cooptados já foram identificados. Ação mira vereadores eleitos, suplentes de vereadores e candidatos a cargos eletivos, investigados por fraudar as eleições de 2024.

mais notícias

+

Newsletter