Prefeitura de Olinda cria equipe para fiscalizar irregularidades relacionadas ao lixo. Foto: Divulgação
A Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Gestão Urbana, criou uma equipe para fiscalizar irregularidades relacionadas ao lixo da cidade. Engenheiros e servidores de carreira com vasta experiência estarão à frente do projeto.
Esse grupo irá circular pelas vias da cidade diariamente verificando descarte irregular, possíveis ausências de coletas e tudo que for relacionado ao lixo, com o objetivo de melhorar ainda mais a limpeza urbana de Olinda.
Para somar a esse trabalho de fiscalização, a Prefeitura de Olinda lançará, em breve, um telefone 0800 para que a população ajude nesse serviço e possa fazer denúncias apontando áreas que tenham alguma irregularidade relacionada ao lixo.
Em uma ação conjunta entre as secretarias municipais de Olinda, uma equipe de fiscalização identificou o depósito indevido de entulho e terra no canteiro central da Avenida Pan Nordestina, na PE-15, uma das principais vias de acesso da cidade. A operação foi desencadeada após denúncias da população sobre o acúmulo de materiais em áreas públicas.
Durante a intervenção, a Guarda Civil de Olinda deu suporte às equipes de fiscalização, garantindo a segurança dos servidores e a integridade da operação. No local, os fiscais constataram movimentação de terra e descarte irregular de resíduos provenientes de obra particular. O responsável foi intimado pela Secretaria de Gestão Urbana (SGU) e se comprometeu a realizar, até a próxima segunda-feira, 20 de outubro, a remoção completa do material depositado de forma irregular.
A medida representa uma grande economia para os cofres públicos, já que a retirada será feita pelo próprio infrator, sem custos para o município.
“A Limpeza Urbana tem um custo anual de aproximadamente R$ 4,2 milhões somente com a remoção de entulhos e terra descartados irregularmente. Esse valor poderia ser investido em ações como tapa-buracos, revitalização de praças e manutenção de jardins”, destacou Carlos Soares, diretor interino de Limpeza Urbana.
A Prefeitura reforça que o descarte de entulho em locais públicos é crime ambiental, sujeito a multas e sanções administrativas. Com o objetivo de ampliar o monitoramento e prevenir novas ocorrências, a SGU conta agora com oito novos fiscais, que estão sendo capacitados para atuar de forma integrada com a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (SEMAPU) e a Guarda Civil Municipal.
1
2
4
17:39, 06 Nov
28
°c
Fonte: OpenWeather
A apuração teve início após diversas denúncias encaminhadas à Promotoria de Justiça e à Ouvidoria.
Exibido diariamente, o programa, apresentado pelo pastor e pela Missionária Michele Collins, tem programação voltada a temas religiosos.
Cerca de 700 eleitores cooptados já foram identificados. Ação mira vereadores eleitos, suplentes de vereadores e candidatos a cargos eletivos, investigados por fraudar as eleições de 2024.
mais notícias
+