Pernambuco, 13 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeitura de Camaragibe elabora plano de trabalho para fechamento do lixão da cidade

Lei federal (12.305/2010), a Política Nacional de Resíduos Sólidos está em vigor desde 2010, determinando a eliminação dos lixões e o descarte ambientalmente adequado dos resíduos em aterros sanitários

13 de setembro de 2019 às 12:35

[caption id="attachment_20814" align="aligncenter" width="476"] Imagem: Ascom Prefeitura de Camaragibe[/caption] Um dos motivos que agravam a urgência do serviço é sua localização no território que compõe a Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe A prefeita do município de Camaragibe, Doutora Nadegi Queiroz, entregou nas mãos do presidente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (CPRH), Djalma Paes, o plano de trabalho elaborado pela gestão municipal para o fechamento do lixão da cidade. Camaragibe ainda é o único município de Pernambuco que possui um lixão a céu aberto e, por esse motivo, a gestão municipal tem corrido contra o tempo para regularizar essa situação. Um dos motivos que levam ao fechamento do lixão é que o mesmo se localiza no território que compõe a Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe. Essa região é de extrema importância para a conservação da biodiversidade por abranger o maior remanescente de Mata Atlântica ao norte do Rio São Francisco, o que agrava ainda mais a urgência em fechar o local. Alguns dos itens do plano de trabalho já estão em andamento com as equipes técnicas de cada pasta responsável, como parcerias com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para atualizações e validações de projetos, busca por edificação que possa abrigar a nova associação de catadores, bem como o próprio reestabelecimento do diálogo com os mesmos. Junto ao plano, também foi entregue ao presidente Djalma a solicitação de apoio técnico para a efetivação de projetos para a solução de destinação dos resíduos sólidos em Camaragibe, considerando principalmente o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PE). [caption id="attachment_20821" align="aligncenter" width="489"] Lixão de Camaragibe é o único irregular do Grande Recife[/caption] “Não podemos tirar esse assunto da pauta enquanto não for resolvido. Por isso, elaboramos um plano concreto de trabalho para arregaçar ainda mais as mangas e dar continuidade com celeridade aos serviços de encerramento do lixão. Aos nossos catadores que o têm como meio de sobrevivência, peço paciência e reforço que não os deixaremos desamparados e daremos todo suporte para melhorar as suas condições de trabalho”, destacou Doutora Nadegi. Fonte: ASCOM

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:59, 13 Mar

Imagem Clima

30

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Atendimento médico a Jair Bolsonaro.
Bastidores da Política

Jair Bolsonaro é levado às pressas ao hospital após passar mal na prisão, diz Flávio Bolsonaro

Flávio Bolsonaro informou nas redes sociais que o ex-presidente apresentou calafrios e vômitos e foi encaminhado para atendimento médico.

Deputado Renato Antunes se filia ao partido Novo.
Mudança

Renato Antunes oficializa saída do PL e se filia ao Partido Novo

Com a chegada do deputado estadual, a sigla passa a ter representação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe)

Veradores do PT presos em operação da PF.
Detidos

Vereadores do PT são presos em operação contra financiamento de campanhas eleitorais por facção

As medidas judiciais também contemplam o afastamento cautelar de agentes públicos de suas funções, bem como o sequestro e o bloqueio de bens e de valores.

mais notícias

+

Newsletter