Prefeito reeleito de Forquilinha é afastado do cargo pela Polícia Foto: Reprodução/ Rede Social
O prefeito de Forquilinha, cidade no sul de Santa Catarina, a cerca de 200 quilômetros de Florianópolis, José Cláudio Gonçalves, conhecido como Neguinho (PSD), foi alvo de operação da Polícia Civil na manhã desta terça-feira, 15. As investigações tratam sobre suspeitas de irregularidades na prefeitura da cidade.
Neguinho, reeleito no pleito municipal deste ano com mais de 74% dos votos válidos, foi afastado do comando do Executivo do município.
Ele também foi alvo de mandado de busca e apreensão. A reportagem tentou contato com a assessoria do prefeito, mas não obteve resposta.
Além do afastamento do prefeito, a Polícia Civil cumpriu mandados de prisão preventiva contra um empresário, de afastamento de quatro servidores de suas funções e de busca e apreensão contra 21 alvos.
As investigações, conduzidas pela Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), apontam indícios de fraudes em licitações relacionadas à construção de um ginásio na cidade.
Segundo a Polícia Civil, um aditivo contratual envolvendo a empresa investigada teria provocado um prejuízo de R$ 800 mil aos cofres públicos.
Além disso, a Decor afirma que a administração municipal falsificou documentos para realizar pagamentos referentes à construção de um memorial em homenagem à Dra. Zilda Arns, médica pediatra e fundadora da Pastoral da Criança, que nasceu em Forquilhinha e foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 2006.
Segundo a polícia, as investigações revelaram "práticas suspeitas", como manipulação de datas, pressões para aprovação de notas fiscais e boletins de medição sem a conclusão dos serviços, além de falhas nos processos de fiscalização e execução das obras.
Estadão Conteúdo
1
4
13:22, 25 Out
30
°c
Fonte: OpenWeather
Candidato do PT chegou ao local de votação acompanhado da primeira-dama Janja, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e dos ex-ministros Marina Silva, Simone Tebet e Fernando Haddad.
Candidato do PL chegou para votar ao lado da esposa Fernanda Bolsonaro, na Escola Municipal Barão Homem de Melo, em Vila Isabel, na zona norte do Rio de Janeiro.
A eleição de 2026 foi marcada por uma série de medidas judiciais contra informações falsas, especialmente publicações nas redes sociais.
mais notícias
+